Boletim Diário de Notícias Educacionais

Segunda-feira, 23 de julho de 2012.

Menos de 30% dos brasileiros são
plenamente alfabetizados, diz pesquisa

Apenas 35% das pessoas com ensino médio completo podem ser consideradas plenamente alfabetizadas e 38% dos brasileiros com formação superior têm nível insuficiente em leitura e escrita. É o que apontam os resultados do Indicador do Alfabetismo Funcional (Inaf) 2011-2012, pesquisa produzida pelo Instituto Paulo Montenegro e a organização não governamental Ação Educativa.

A pesquisa avalia, de forma amostral, por meio de entrevistas e um teste cognitivo, a capacidade de leitura e compreensão de textos e outras tarefas básicas que dependem do domínio da leitura e escrita. A partir dos resultados, a população é dividida em quatro grupos: analfabetos, alfabetizados em nível rudimentar, alfabetizados em nível básico e plenamente alfabetizados.

EVENTOS DO SINEPE/PR

A importância da leitura e da formação
de leitores na Educação Básica

Não é segredo para ninguém que a formação do leitor é fundamental para a constituição de um cidadão crítico e participativo na sociedade. Pelo contrário, muito vem se discutindo a respeito da importância da leitura. Mas, na prática, o que realmente está acontecendo? De que forma a escola está contribuindo, de fato, para a formação do aluno-leitor? O professor tem consciência do seu papel nesse processo e da necessidade de ele ser também leitor? E os diferentes suportes de leitura: como as novas tecnologias podem atrair os alunos para o mundo da leitura? A responsabilidade da formação do leitor cabe somente ao professor de língua portuguesa? De que maneira os professores de outras disciplinas podem também contribuir para a formação do aluno-leitor? Muitas são as indagações que permeiam as discussões sobre esse tema.

Esta palestra visa promover uma reflexão a respeito dessas questões tão importantes para a formação dos nossos alunos e debater meios possíveis de promover e motivar a leitura.

Data - Hora:
07/08/2012 (Terça-feira) - das 19h às 21h.
Público-alvo:
Professores, pedagogos e gestores.
Local:
Plenário do SINEPE/PR
Rua Guararapes, 2.028 - Vila Izabel - Curitiba/PR.
Investimento:
R$ 30,00 - para instituições de ensino associadas.
R$ 60,00 - para instituições de ensino não associadas.
Vagas:
90.
Inscrição:
clique aqui.
Encerramento
das inscrições:

03/08/2012.

Bianca Buse

Licenciada em Letras Português pela Universidade Federal do Paraná (2008). Mestre em Literatura pelo Programa de Pós-Graduação em Literatura da Universidade Federal de Santa Catarina, com pesquisa na área de Leitura de Literatura e Formação de Leitor no Ensino Médio (2012). Membro do Núcleo de Estudos da Biblioteca Barca dos Livros (Florianópolis-SC). Experiência como docente na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa e Literatura. Consultora em Língua Portuguesa, assuntos acadêmicos e processos de formação do leitor.

Acesse aqui a programação de eventos do Sinepe/PR (1.º semestre de 2012)
EDUCAÇÃO
Feira apresentará produtos e serviços dos setores de educação e treinamento
 

Com o objetivo de mostrar o que há de mais moderno no setor educacional de Curitiba e Região, de 05 a 07 de outubro será realizada no Shopping São José a Exposaber 2012. O evento foi planejado para a participação de pré-escolas, colégios, cursos técnicos, profissionalizantes, ensino de idiomas e faculdades, durante um final de semana inteiro no Shopping. As instituições estarão distribuídas num pavilhão especialmente preparado de modo que os visitantes possam ter acesso fácil aos produtos e serviços oferecidos.

“No ano passado tivemos perto de quatro mil visitantes e muitas matrículas realizadas no período posterior, indicando que a feira foi um ótimo canal de negócios entre a instituição de ensino e o seu público alvo”, lembra Wagner Piotto, da Vetor Marketing, responsável pela organização da Exposaber.

AÇÕES SOCIAIS E AMBIENTAIS
Caixa prorroga inscrições para seleção de projetos socioambientais
 

A Caixa Econômica Federal prorrogou até 10 de agosto as inscrições dos projetos sustentáveis que receberão recursos do Fundo Socioambiental CAIXA (FSA). Serão escolhidas 30 iniciativas, em todas as regiões do Brasil, que tenham como público-alvo comunidades em situação de vulnerabilidade socioambiental. A inscrição é gratuita e será efetivada mediante o envio do projeto e demais documentos para o endereço informado no regulamento da seleção, disponível em www.caixa.gov.br > Downloads > Fundo Socioambiental > Chamada Pública 001/2012.

Podem participar entidades civis sem fins lucrativos e de interesse público. Os projetos deverão ser desenvolvidos com foco em geração de trabalho e renda, de modo a promover a autonomia financeira das comunidades atendidas. Serão priorizados projetos desenvolvidos em empreendimentos do Programa Minha Casa Minha Vida, cujo grupo beneficiário apresente renda familiar de até três salários mínimos. O resultado final será divulgado no dia 8 de outubro no site da CAIXA.

Fundo Socioambiental:

Desde 2006, o Programa CAIXA Objetivos do Milênio (ODM) vem criando oportunidades nas áreas de educação e geração de trabalho e renda. O Fundo Socioambiental CAIXA, instituído em 2010, destina recursos correspondentes a até 2% do lucro anual do banco para apoio a projetos socioambientais.

O acompanhamento dos projetos selecionados será realizado pelos Comitês Regionais CAIXA ODM, vinculados às Superintendências Regionais da CAIXA, de forma a garantir que o apoio do Fundo Socioambiental CAIXA represente um avanço do compromisso do banco, na promoção da cidadania e da sustentabilidade econômica e socioambiental no país.

ESCOLAS ASSOCIADAS
ISE oferece curso sobre Metodologia Montessoriana
 

O Instituto Superior de Educação Nossa Senhora de Sion (ISE/Sion) promove o Curso de Extensão Metodologia Montessoriana. Voltada para docentes interessados em trabalhar esta metodologia, o curso terá sete encontros – todas as segundas, das 19h às 22h – e a aula inaugural acontece no dia 26 de julho, às 19h. As inscrições estarão abertas a partir do dia 19 de julho, na secretaria do ISE. O conteúdo inclui estudo da teoria e do método montessoriano.

Serviço: Curso Metodologia Montessoriana
Data: 26/07 (quinta) – aula inaugural
Aulas: todas as segundas, das 19h às 22h
Local: ISE
Endereço: Alameda Presidente Taunay, 260 - Curitiba/PR
Fone: (41) 3019.6155
Valor: R$ 10,00 (inscrição) e duas parcelas de R$ 50,00 (agosto e setembro)

Saiba mais

Para a educadora Maria Montessori a educação, particularmente a do estágio pré-escolar, deveria privilegiar a busca direta e pessoal do aprendizado, por meio do manuseio dos objetos e de atividades práticas. O Método Montessoriano busca a evolução da criança em um aprendizado diligente, no qual cada aluno assume sua obrigação de responder pelos próprios atos no processo pedagógico. O aprendizado não é imposto ao aluno, mas construído por ele com o apoio de livros e objetos didáticos.

O professor examina atentamente o comportamento e o desenvolvimento das crianças, estimulando-as a buscar o saber de forma criativa, prazerosa e lúdica. Ou seja, o mestre apenas conduz o estudante ao conhecimento, solucionando dúvidas e questionamentos. Neste método o aluno tem a liberdade necessária para selecionar os artefatos com os quais irá trabalhar. Daí a preocupação de Montessori em desenvolver os recursos didáticos mais aptos para atrair a atenção do aprendiz e incentivar a recepção do conhecimento.

ENSINO SUPERIOR
Reformulação Sistema e-MEC
 

O sistema eletrônico e-MEC implantado em 2007 tornou-se o meio exclusivo para a tramitação dos processos da regulação da educação superior constituindo-se na principal base de dados sobre instituições e cursos superiores.

Decorridos 5 (cinco) anos de sua implantação o sistema passará por reformulações, e assim  como de sua implementação contará com a participação de várias representatividades vinculadas ao Ministério da Educação - MEC e a Instituição de Ensino Superior - IES.

Dessa forma, o MEC em conjunto com o FÓRUM das Entidades representativas do Ensino Superior Particular, formaram uma Comissão com o objetivo de instituir grupo de trabalho com foco na reformulação do sistema e-MEC. O grupo foi criado com a participação de representantes da Associação Brasileira de Mantenedoras do Ensino Superior - ABMES, Associação Brasileira das Mantenedoras das Faculdades Isoladas e Integradas - ABRAFI, Associação Nacional dos Centros Universitários - ANACEU, Federação Nacional das Escolas Particulares - FENEP, Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo - SEMESP  e iniciou os trabalhos em junho deste ano e encontra-se fase de discussão.

Esta comissão formada pelo FÓRUM, apresentou na última semana, várias sugestões de melhorias ao Diretor de Supervisão da Educação Superior da Secretaria de Regulação e Supervisão - Dr. Adalberto do Rêgo Maciel Neto e equipe do MEC, as quais foram muito bem recebidas, com sinalização de atendimento em vários aspectos, no processo de mudança para a nova versão do sistema e-MEC 2.0.

Dentre as sugestões de melhorias ao novo sistema, foi apontada a necessidade de atendimento à legislação e aos atos normativos do MEC e do CNE, com destaque para a autonomia acadêmica e administrativa dos Centros Universitários e Universidades. Para isso sugeriu-se que houvesse no cadastro e-MEC um tronco comum a todas às Instituições de Educação Superior (IES), mas com ramos específicos para as Faculdades, Centros Universitários e Universidades. Também foi solicitado o atendimento de inserção de aditamentos de PDI e  Estatuto/Regimento sem necessidade de vincular a um ato regulatório específico de curso. Foram dadas sugestões de criação e emissão de relatórios gerenciais dos processos protocolados, bem como dos formulários preenchidos neste sistema, além de permissão de protocolo de curso experimental, entre outros.

Esse trabalho ainda contará com várias etapas, e neste momento a Comissão está com a incumbência de trabalhar com a revisão das questões conceituais constantes no anexo da Portaria 40/2007, a fim de  apresentar sugestões para alinhar  o entendimento e clareza ao sistema e-MEC.

Dessa forma, as IES que quiserem contribuir com a revisão, poderão encaminhar suas sugestões para marcio@sinepepr.org.br, até o dia 27/07/2012,  que estas serão repassadas a Norma Suely dos Santos Sanson, membro da Comissão, indicada pela FENEP.

Norma Suely dos Santos Sanson, representante da FENEP, é Pedagoga, especialista em Administração e Legislação Educacional, com atuação de 15 anos no ensino superior, atualmente trabalha como Procuradora e Pesquisadora Institucional nas Faculdades SPEI de Curitiba.

Rua Guararapes, 2.028 - Vila Izabel - Curitiba/PR - 80320-210
Telefone: (41) 3078-6933 - Fax: 3078-6934 - E-mail: sinepe@sinepepr.org.br
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