Boletim Diário de Notícias Educacionais
Sexta-feira, 01 de agosto de 2014

Simpósio de Matrículas 2014 acontece neste sábado

Leia mais

O Sindicato das Escolas Particulares (Sinepe) vai promover no dia 2 de agosto o Simpósio de Matrículas 2014, no Teatro do UNICURITIBA. O evento, voltado para diretores, coordenadores e responsáveis pelas matrículas nas instituições de ensino particulares, tem o objetivo de esclarecer questões que fazem parte da rotina de gestão das escolas, como aplicação da legislação e previsão e tendências de mercado da educação para o próximo ano.

Nesta edição do Simpósio serão abordados os temas “Cenário Brasileiro e Educação” e “Dilemas da Inclusão Responsável” nas palestras ministradas, respectivamente, pelo professor, economista e reitor da Universidade Positivo, José Pio Martins, e por Diego Muñoz Donoso, advogado da Federação Nacional das Escolas Particulares (Fenep) e encarregado da Consultoria Trabalhista do Sinepe/PR. Leia mais

EVENTOS DO SINEPE/PR
Agosto/2014
Curitiba
Dia 02
Simpósio de Matrículas
Dia 09
Capacitação de Brigada de Incêndio

Regional Cataratas (Foz do Iguaçu)
Dia 09
Curso de Berçarista

Regional Oeste (Cascavel)
Dia 16
Curso de Berçarista
Acesse aqui a programação de eventos do Sinepe/PR (2.º semestre de 2014)
EDUCAÇÃO
Sinepe/PR vai apresentar ao MEC documento com sugestões ao Marco Regulatório – Cursos IES
 

O Sindicato das Escolas Particulares (Sinepe/PR) realizou ontem (31), uma reunião com os representantes legais de 40 Instituições de Ensino Superior, no auditório do Sindicato, no bairro da Vila Izabel. O encontro contou com a presença do Dr. Luis Cesar Esmanhotto, que é o assessor jurídico Cível/Educacional do Sinepe/PR, do Dr. Diego Muñoz Donoso, Advogado e Assessor Trabalhista do Sinepe/PR, e ainda do presidente do Sindicato, professor Jacir J. Venturi.

A proposta foi esclarecer dúvidas dos gestores e diretores das instituições acerca das orientações sobre a Audiência Pública que será realizada pelo MEC no dia 4 de agosto e que tratará sobre o Marco Regulatório – Cursos IES. O MEC pretende estabelecer novas regras a respeito da oferta dos cursos de pós-graduação lato sensu, de forma muito restritiva, em relação ao atual modelo. Por isso, o objetivo da reunião foi coletar junto às IES presentes, sugestões de alteração ao Projeto de Resolução do MEC, para compor um documento com contribuições que irão fundamentar propostas e alterações que atendam melhor aos anseios das IES particulares.

Confira no link "Leia mais", o documento que foi enviado pelo presidente do Sinepe/PR, Jacir J. Venturi, à Prof.ª Amábile Pacios, presidente da FENEP, para ser entregue na Audiência Pública do MEC.


Portaria Conjunta n.º 12 traz alterações sobre moratória e parcelamento de dívidas tributárias pelas instituições integrantes do sistema de ensino federal
 

O Ministério da Fazenda e a Receita Federal do Brasil publicaram no Diário da União a Portaria Conjunta n.º 12 de 24 de julho de 2014 que traz alterações sobre moratória e parcelamento de dívidas tributárias pelas instituições integrantes do sistema de ensino federal – de que trata a Lei n.° 12.688, de 18 de julho de 2012. Leia o conteúdo da portaria na íntegra:

Fonte: Confederação Nacional dos Estabelecimentos de Ensino (CONFENEN)
Data: 30 de julho

AÇÕES SOCIAIS E AMBIENTAIS
Prefeitura lança desafio de fotos da cidade em rede social
 

A Prefeitura de Curitiba está utilizando a rede social Instagram (de compartilhamento de fotos e vídeos) para estimular a produção de imagens da cidade e divulgar o trabalho de fotógrafos, amadores ou profissionais. Trata-se de uma espécie de desafio, que a cada dia propõe um tema para os internautas. Nos primeiros três dias, foram enviadas 1.300 imagens, sobre os seguintes temas: árvore, nuvens, cidade em preto e branco e casas de madeiras.

ESCOLAS ASSOCIADAS
Universidade Positivo divulga Mestrado e Doutorado em Administração para 2015
 

‪A Universidade Positivo abre no primeiro semestre de 2015 turmas para o Mestrado e Doutorado Acadêmico. Os cursos também seguem as linhas de pesquisa de Estratégia, Inovação e Empreendedorismo e Organização e Mudança, sendo que as inscrições vão de 4 de agosto a 3 de outubro de 2014. A seleção será realizada mediante processo seletivo, que compreende as etapas classificatória e seletiva. O resultado final do processo seletivo será divulgado no dia 20 de outubro, e as matrículas deverão ser efetuadas de 27 a 31 de outubro. Para ingresso no primeiro semestre de 2015, são ofertadas 30 vagas para o programa de Mestrado e dez vagas para o programa de Doutorado.

>> Saiba mais sobre o Programa de Mestrado Acadêmico em Administração 2015
>> Saiba mais sobre o Programa de Doutorado em Administração 2015

Fonte: Universidade Positivo
Data: 31 de julho


Pós-Graduação à distância FESP
 

‪O Núcleo de Educação à Distância da FESP divulga os cursos na área de Gestão, MBA e Pós Graduação Latu Sensu que estão com matrículas abertas. Os cursos de Liderança, Negócios e Marketing, Gestão Pública, Gestão de Pessoas, Gestão Tributária e Logística de Distribuição são alguns dos cursos ofertados. Ainda há cursos na área de Direito. A FESP também conta com cursos de Educação à Distância de curta duração: inglês elementar, raciocínio lógico para concursos, comunicação eletrônica, etc. Informações: (41) 3028-6517 ou www.fesppr.br.

ENSINO SUPERIOR
Pesquisa avaliará oportunidade de emprego obtida por egressos
 

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) fará pesquisa nacional com egressos da educação superior que participaram do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), edições de 2009 e 2012. O objetivo é coletar informações sobre empregos obtidos por profissionais formados. Os dados servirão para aferir o impacto da política de avaliação e estabelecer a relação entre o exame, a qualidade da educação superior e a capacidade de conseguir trabalho.



Rua Guararapes, 2.028 - Vila Izabel - Curitiba/PR - 80320-210
Telefone: (41) 3078-6933 - Fax: 3078-6934 - E-mail: sinepe@sinepepr.org.br
SINEPE/PR © 2013. Todos os direitos reservados