Boletim Diário de Notícias Educacionais

Quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Projeto incentiva estados e municípios
a oferecerem estágio a bolsistas do Fies

A Câmara dos Deputados discute o Projeto de Lei 6957/13, do Senado, que incentiva estados e municípios a oferecer estágios para estudantes bolsistas do Fies, programa do governo de financiamento do ensino superior. O objetivo é dar emprego para bolsistas que ainda não estão no mercado de trabalho e garantir que eles tenham como pagar o financiamento.

EVENTOS DO SINEPE/PR
Agosto|Setembro/2014
Curitiba
Dias 15, 16, 17, 18, 19, 22, 23, 24, 25 e 26/9/2014
VIII Maratona de Educação Infantil
Dia 19/9/2014
Projeto Conta-Gotas no Rio
Acesse aqui a programação de eventos do Sinepe/PR (2.º semestre de 2014)
EDUCAÇÃO
O desafio de (re)pensar a Educação Superior
 

Quanto mais competitivo é um setor da economia, maior será a exigência para que as organizações repensem seus serviços, produtos e custos. O desejo dos gestores é fazer com que suas organizações tenham um futuro próspero, daí a necessidade de boa gestão dos recursos financeiros e humanos.


Medida Provisória do FIES
 

A Federação Nacional das Escolas Particulares (FENEP) encaminhou a Medida Provisória 655/2014 com crédito para atender as operações do FIES, para conhecimento dos mantenedores do ensino superior. Leia a MP:

Fonte: FENEP
Data: 26 de agosto

AÇÕES SOCIAIS E AMBIENTAIS
2.º Hackathon Curitiba terá maratona de negócios e reality show
 

‪Estão abertas as inscrições para o segundo Hackathon Curitiba. A disputa será realizada entre 27 de setembro e 4 de outubro no campus da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). A segunda edição do Hackathon Curitiba terá um formato inovador e inédito no País para esse tipo de evento. Entre as novidades está uma maratona de negócios que será realizada em uma casa de vidro, ao estilo de um reality show. Essa etapa poderá ser acompanhada por torcidas e curiosos e será transmitida pela internet.

ESCOLAS ASSOCIADAS
Colégio Sepam inaugura Laboratório de Inglês
 

‪A partir dessa semana, os alunos dos terceiros anos do Ensino Fundamental do Colégio Sepam terão uma atividade de inglês a mais. O Laboratório de Inglês faz parte do projeto pedagógico de implantar o bilingüismo adotado pela escola. A sala possui seis centros de aprendizagem que aprimorarão as habilidades das crianças em Escrita, Matemática, Audição, Ciências, Estudos Sociais e Leitura na língua inglesa.


Sala de aula fixa para professor traz benefícios à educação
 

‪O comum nos colégios brasileiros é cada turma ter uma sala e, a cada aula, receber um professor diferente para cada disciplina. E se fosse o contrário, com espaços fixos para cada matéria, cabendo aos alunos mudarem de sala de acordo com a aula? É o que acontece no Ensino Médio do International School of Curitiba, que segue um sistema adotado em colégios da América do Norte, Europa e Oceania.

ENSINO SUPERIOR
Google oferece curso gratuito de tecnologia e educação voltado para brasileiros
 

Se você é educador e tem interesse em usar tecnologia na escola, estão abertas as inscrições para participar do Google Teacher Academy. Após experiências em diversos países, o evento irá acontecer pela primeira vez no Brasil, no escritório do Google em São Paulo (SP). Nos dias 9 e 10 de outubro, será promovido um intensivo de desenvolvimento profissional para os 50 selecionados para as atividades.


Governo Federal seleciona estudantes para intercâmbio de até 3 meses no Canadá
 

A Fundação Capes - agência de fomento do Governo Federal ligada ao Ministério da Educação - abriu nesta semana um edital que seleciona bolsistas para realização de estágio na modalidade de graduação-sanduíche no Canadá pelo período de até três meses. As inscrições vão até 17 de setembro.



Rua Guararapes, 2.028 - Vila Izabel - Curitiba/PR - 80320-210
Telefone: (41) 3078-6933 - Fax: 3078-6934 - E-mail: sinepe@sinepepr.org.br
SINEPE/PR © 2013. Todos os direitos reservados