Boletim Diário de Notícias Educacionais

Segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

Estudante que deixou de fazer o Enade pode pedir dispensa

Os estudantes que deixaram de comparecer ao Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), aplicado em 23 de novembro, podem pedir dispensa da avaliação. As regras para apresentar o pedido constam de portaria publica na quinta-feira, 4.

EDUCAÇÃO
No 4.° ano, 64% dos alunos são fracos em Matemática
 

De cada dez alunos brasileiros do 4.° ano do Ensino Fundamental, seis não dominam competências de Leitura e Matemática. A maioria dos estudantes teve desempenho considerado "muito ruim", "ruim" e "regular" no Terceiro Estudo Regional Explicativo e Comparativo (Terce), coordenado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Cultura e Ciência (Unesco) e divulgado ontem. Participaram da avaliação 134 mil alunos das redes pública e privada de 15 países latino-americanos em 2013.

Em Matemática, 64,26% dos alunos do 4.° ano não alcançaram os patamares "bom" e "ótimo". Em Português, foram 61,4%. O Terce também mediu o nível de jovens no 7.° ano do fundamental e os resultados foram menos negativos. Em Matemática, 48,3% tiveram desempenhos "muito ruim", "ruim" ou "regular" e, em Português, foram 46,9%. No 7.° ano, também foi medida a habilidade em Ciências: 84,3% ficaram nas três piores classificações.

Fonte: O Estado de S. Paulo


Brasil fica em 6.º lugar, entre 15 países da América Latina e Caribe, em prova de leitura da Unesco
 

O Brasil aparece na sexta posição, entre 15 países da América Latina e do Caribe, numa avaliação sobre a capacidade de leitura e escrita de alunos do 4.º e 7.º anos do ensino fundamental, divulgada nesta quinta-feira pela Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco). Em matemática, os estudantes brasileiros do 4.º ano do fundamental tiveram desempenho ligeiramente melhor, deixando o país na quinta posição, enquanto no 7.º ano o Brasil ficou na sétima colocação. O Chile lidera o ranking nas duas disciplinas e séries avaliadas; a República Dominicana está na lanterna.

AÇÕES SOCIAIS E AMBIENTAIS
Crianças aprendem tênis em aulas gratuitas nas quadras da Prefeitura
 

O projeto Jogue Tênis tem levado a oportunidade para crianças e adolescentes que querem praticar tênis. Em dois anos, cerca de 80 alunos passaram pelo Jogue Tênis, que tem atividades no Centro de Esporte e Lazer do Xaxim, no Centro de Esporte e Lazer Arthur Bernardes, no bairro Portão, e em uma quadra pública do Jardim Ambiental, no Alto da XV.

ESCOLAS ASSOCIADAS
Prêmio Comunicação e Prêmio Marketing Movimenta 2014/2
 

A festa de encerramento e entrega do Prêmio Comunicação Diferente do Curso de Publicidade e Propaganda e do Prêmio Marketing Movimenta do CST Marketing do UNICURITIBA, aconteceu no Teatro Eva Herz da Livraria Cultura, na noite de 27/11/2014.


Alunos universitários se mobilizam para a campanha Natal Solidário
 

Alunos do curso de Pedagogia do Polo CIC do Centro Universitário Internacional Uninter realizaram no sábado (06), às 9h, a entrega de aproximadamente 400 quilos de alimentos, brinquedos, caixas de leite, fraldas descartáveis e itens de higiene pessoal para entidades beneficentes da Região Metropolitana de Curitiba, arrecadados para a campanha Natal Solidário. As instituições atendidas foram a ONG Saúde Reviva, em São José dos Pinhais, a Casa Lar de Meninas Jardim Pinheiros, e a Instituição De Mãos Unidas, de Curitiba.


FAE recebe o Prêmio SUCESU-PR 2014
 

A FAE conquistou, na última terça-feira, dia 2 de dezembro, o Prêmio SUCESU- PR 2014, na categoria ‘Personalidade de Informática e Telecomunicações do Paraná’. A cerimônia, promovida pela Associação dos Usuários de TI, ocorreu no Museu Oscar Niemeyer – MON e teve como objetivo homenagear pessoas físicas, empresas privadas, entidades públicas e/ou sociedades de economia mista, que através de sua atuação na área tenham contribuído para o desenvolvimento da informática e das telecomunicações no estado do Paraná.

EDUCAÇÃO SUPERIOR
Capes abre seleção para doutorado pleno no exterior 2015
 

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) abre nesta quinta-feira, 4, a seleção de candidatos para o Programa de Doutorado Pleno no Exterior para o ano de 2015. As inscrições, que devem ser feitas exclusivamente pela internet, vão até 19 de janeiro.



Rua Guararapes, 2.028 - Vila Izabel - Curitiba/PR - 80320-210
Telefone: (41) 3078-6933 - Fax: 3078-6934 - E-mail: sinepe@sinepepr.org.br
SINEPE/PR © 2013. Todos os direitos reservados