Boletim Diário de Notícias Educacionais
Sexta-feira, 25 de julho de 2014

Estão abertas as inscrições
para o Simpósio de Matrículas 2014

O Sindicato das Escolas Particulares (Sinepe) vai promover no dia 2 de agosto o Simpósio de Matrículas 2014, no Teatro do UNICURITIBA. O evento, voltado para diretores, coordenadores e responsáveis pelas matrículas nas instituições de ensino particulares, tem o objetivo de esclarecer questões que fazem parte da rotina de gestão das escolas, como aplicação da legislação e previsão e tendências de mercado da educação para o próximo ano.

EVENTOS DO SINEPE/PR
Julho/2014
Regional Sudoeste (Pato Branco)
Dia 26
Curso de Berçarista

Agosto/2014
Curitiba
Dia 02
Simpósio de Matrículas

Semana de Inclusão nas Regionais do Sinepe/PR
Aspectos Pedagógicos e Metodológicos; Emocionais; Psicomotores e Legais
Dia 04 Regional Cataratas (Foz do Iguaçu)
Dia 05 Regional Oeste (Cascavel)
Dia 06 Regional Sudoeste (Pato Branco)
Dia 07 Regional Central (Guarapuava)
Dia 08 Regional Campos Gerais (Ponta Grossa)
Acesse aqui a programação de eventos do Sinepe/PR (2.º semestre de 2014)
EDUCAÇÃO
Escolas Associadas ainda podem solicitar o “Selo Escola Legal 2014”
 

Estamos na décima quinta edição do Selo Escola Legal. A finalidade é divulgar para a sociedade e aos pais, em particular, quais escolas estão com situação regularizada perante os órgãos oficiais.  O “Selo Escola Legal 2014” tem a cor “alaranjada” e sua validade é até o mês de dezembro.


Sinepe/PR promove Curso de Berçarista em Pato Branco
 

Com o tema “Educar, cuidar, brincar. Estratégias didáticas para o educador de crianças de 0 a 3 anos” o Sindicato das Escolas Particulares do Paraná (Sinepe/PR) propõe uma capacitação para os profissionais da área de Educação Infantil no interior do Estado. O Curso de Berçarista será realizado nas cinco regionais do Sinepe no Estado, entre os meses de maio e agosto deste ano. Agora, no dia 26 de julho o curso acontecerá para a Regional Sudoeste, nas instalações do Luz Hotel, localizado no Centro de Pato Branco.


Políticas educacionais e sociais contribuem para IDH crescer
 

A integração de políticas educacionais e sociais contribuiu para a elevação do índice de desenvolvimento humano (IDH) brasileiro. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira, 24, pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud). “A combinação das políticas na área social, de educação e saúde é o grande segredo para avançar ainda mais nesses indicadores”, afirmou o ministro da Educação, Henrique Paim, em entrevista coletiva que contou com a participação dos ministros do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, e da Saúde, Arthur Chioro.

AÇÕES SOCIAIS E AMBIENTAIS
Go Skate Day deve reunir 40 mil pessoas em Curitiba no domingo
 

Acontece neste domingo (27), em Curitiba, a 6.ª edição do Go Skate Day CWB, evento que celebra a prática do skate.  São aguardados aproximadamente 40 mil adeptos e simpatizantes do esporte. A concentração será às 9 horas na Praça Santos Andrade. Às 13h, os participantes saem em direção ao Centro Cívico, onde o evento continua até as 18h30, na Praça Nossa Senhora de Salete. Um carro de som vai liderar o percurso pelas ruas Conselheiro Laurindo, Treze de Maio, Riachuelo, Inácio Lustosa e Cândido de Abreu.

ESCOLAS ASSOCIADAS
Concurso “O que transforma o amanhã” é apresentado pela OPET
 

‪Na tarde da última terça-feira (22) O Grupo Educacional OPET lançou o concurso cultural “O que transforma o amanhã”, carro-chefe da campanha institucional deste ano. O evento aconteceu no La Rauxa Café e Bistrô e foi comandado pela Superintendente Educacional do Grupo, Adriana Karam Koleski, que apresentou a proposta aos convidados, jurados e equipe OPET. Todos eles receberam um brinde especial no final do evento.

ENSINO SUPERIOR
Justiça proíbe cobrança de mensalidade em cursos de pós de universidade pública
 

A 6.ª turma de desembargadores do Tribunal Regional Federal (TRF) da 1.ª Região, localizado em Brasília, decidiu, por unanimidade, considerar como "ilegítima" a cobrança de mensalidades nos cursos de pós-graduação em nível de especialização e MBA (da sigla em inglês, Master Business Administration) realizados em universidades públicas.


Alunos de Curitiba são finalistas da Imagine Cup
 

Luiz Henrique Gomes Monclar, 26 anos, passou pelas graduações de Engenharia Ambiental, Artes Visuais e Relações Internacionais sem concluir nenhuma. Depois de um período longe dos estudos e dedicado exclusivamente à sua banda, o próximo passo era cursar Mídias Digitais. Durante a peregrinação por algumas instituições de ensino, Monclar se deparou com um banner na entrada da Universidade Positivo (UP) que determinou o futuro dele.



Rua Guararapes, 2.028 - Vila Izabel - Curitiba/PR - 80320-210
Telefone: (41) 3078-6933 - Fax: 3078-6934 - E-mail: sinepe@sinepepr.org.br
SINEPE/PR © 2013. Todos os direitos reservados