Boletim Diário de Notícias Educacionais

Sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Ministério Público constata fraude
no Enem em Minas Gerais e Mato Grosso

Uma investigação do Ministério Público de Minas Gerais (MP-MG) em parceria com a Polícia Civil de Minas confirmou nesta quarta-feira (26) que o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi fraudado. Segundo o delegado da Polícia Civil Antônio Prado, a quadrilha conseguiu os cadernos de questão antes da aplicação das provas, em Mato Grosso. Segundo as investigações, entre 15 e 20 candidatos tiveram acesso às respostas.

EDUCAÇÃO
Governo lança Pronatec para pessoas com deficiência, população de rua e menores infratores
 

O Ministério da Educação (MEC), em parceria com a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR) lançou nesta quarta-feira (26) o “Pronatec Direitos Humanos”, programa de ensino técnico voltado especificamente para pessoas com deficiência, adolescentes que cumprem medidas socioeducativas e população de rua. A medida foi publicada no Diário Oficial da União.


Especialista da Unesco afirma que falta apoio ao professor
 

Ajudar os professores é dar apoio a eles e não dar dispositivos tecnológicos, é o que afirma o espanhol Francésc Pedró, chefe da divisão de políticas setoriais, tecnologia e educações da Unesco.


Inscrições para o prêmio são prorrogadas até sexta-feira
 

O período de inscrições do prêmio Vivaleitura foi prorrogado até sexta-feira, 28. A Organização dos Estados Ibero-Americanos para Educação, Ciência e Cultura (OEI), que coordena o concurso, tinha recebido 530 inscrições até sexta-feira, 21. Podem concorrer projetos de leitura em andamento, iniciados antes de 2013, ou experiências concluídas no período de janeiro de 2013 a julho de 2014.

AÇÕES SOCIAIS E AMBIENTAIS
Atitude na Cabeça precisa de ajuda
 

O sucesso do projeto Atitude na Cabeça, que arrecada doações de cabelo para confeccionar perucas e doar para pacientes com câncer, está tão grande que a equipe precisa mais do que doadores de cabelo.

ESCOLAS ASSOCIADAS
MEC atribui nota máxima ao curso de Ciências Contábeis em EAD da Uninter
 

O curso de Ciências Contábeis - na modalidade de educação a distância (EAD) - do Centro Universitário Internacional Uninter acaba de receber o conceito máximo (na escala de 1 a 5) do Ministério da Educação e Cultura (MEC). A graduação está entre as melhores do Brasil. Apenas três instituições de ensino superior alcançaram nota 5 na avaliação do curso nesta modalidade. A nota 5 é atribuída pelo MEC somente aos cursos considerados de excelência e estes se tornam referência nacional.

Fonte: Comunicação  Centro Universitário Internacional Uninter


O que levar em conta na hora escolher uma escola?
 

Em época de matrículas, pais conhecem escolas na tentativa de fazer a melhor escolha para o lugar onde seus filhos passarão boa parte de suas vidas. Alguns pontos são importantes, como a localização da escola, a empatia pelos profissionais ou mesmo a indicação de amigos e parentes. Mas, algumas observações são fundamentais para tomar a decisão de matricular seu filho e ter tranquilidade com a opção escolhida. De acordo com Maria Carolina Suplicy, coordenadora no Colégio Sion, a primeira e mais importante delas é a metodologia. “Os pais precisam concordar e conhecer a metodologia proposta pela escola, pois hoje há várias opções com particularidades diferentes”, conta ela. Outra ação importante é pesquisar sobre os valores que a escola carrega em sua missão, e isso é transmitido na hora de ensinar e receber alunos e funcionários. “Estes valores devem estar de acordo com o que os pais acreditam e vivem, para que haja um reforço em casa e para que a família fique mais segura da escolha que fez”, completa Carolina.

ENSINO SUPERIOR
Participantes do Enade podem conferir o gabarito do exame
 

Os estudantes que participaram, no domingo, 23, do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) podem consultar os gabaritos das provas. As respostas estão disponíveis na internet. Cerca de 397 mil concluintes fizeram o exame. O índice de abstenção foi de 17,9%.


Prazo de adesão das instituições de educação superior termina na sexta-feira, dia 28
 

Instituições de educação superior públicas e gratuitas têm prazo até sexta-feira, 28, para aderir ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do Ministério da Educação referente ao primeiro semestre de 2015. Por meio do Sisu, as instituições oferecem vagas a candidatos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Na primeira edição de 2015, a seleção dos candidatos às vagas oferecidas pelo sistema terá como base, exclusivamente, os resultados obtidos pelos estudantes no Enem deste ano, realizado nos dias 8 e 9 últimos. O termo de adesão terá prazo para retificação de 4 a 10 de dezembro próximo.

Todos os procedimentos operacionais referentes ao Sisu serão realizados exclusivamente na página do sistema na internet. O processo de adesão foi regulamentado pelo Edital n.º 32/2014, da Secretaria de Educação Superior (Sesu) do MEC, publicado no Diário Oficial da União do dia 7 último.

Fonte: Portal do MEC

EXPRESSAS
Instituições interessadas em contratar profissional para área de educação
 

Roberto Jorge de Almeida Torres. Currículo



Rua Guararapes, 2.028 - Vila Izabel - Curitiba/PR - 80320-210
Telefone: (41) 3078-6933 - Fax: 3078-6934 - E-mail: sinepe@sinepepr.org.br
SINEPE/PR © 2013. Todos os direitos reservados