Boletim Diário de Notícias Educacionais

Quarta-feira, 1.º de outubro de 2014

UFPR não usará mais o Enem para nota do vestibular

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) não usará mais a nota do Enem para compor o escore final dos candidatos ao vestibular, como fazia até a edição do ano passado. Em compensação, o número de vagas destinadas ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que usa a nota do Enem como critério de seleção, aumentou. Em 2013, foram ofertadas 1.596 vagas ao sistema federal, e nesta edição serão 1.925, representando 20% do total de vagas. Até o ano passado as vagas do Sisu representavam 10% do total.

EVENTOS DO SINEPE/PR
Outubro/2014
Dia 4/10/2014
Salvamento Aquático em Piscinas
Dia 11/10/2014
Problemas de Matemática - como facilitar o aprendizado do aluno
Dias 10, 13, 14, 15, 16 e 17/10/2014
Semana de Inclusão
Dias 20, 21, 22, 23 e 24/10/2014
O professor e seu papel junto da família - Marcos Meier
Acesse aqui a programação de eventos do Sinepe/PR (2.º semestre de 2014)
EDUCAÇÃO
Política educacional com foco nas emoções
 

O fato de que crianças emocionalmente equilibradas têm melhor desempenho é uma realidade intuída há tempos por profissionais da educação. Ma, pela primeira vez, a partir de 2015, o Brasil deve ganhar diretrizes oficiais sobre o assunto para a na rede pública. As competências socioemocionais, nome dado ao socioemocionais (conjunto de habilidades ou virtudes capazes de auxiliar na aprendizagem, como perseverança, coragem e responsabilidade, responsabilidade) estão em análise no Ministério da Educação (MEC) e passarão a ser promovidas via política pública.


O que fazer para melhorar a educação? O educador José Pacheco dá pistas
 

O educador José Pacheco defende uma escola sem salas de aula, divisão de turmas ou disciplinas, ou seja, pensa que o modelo atual de ensino precisa de mudanças profundas para dar certo. "A velha escola há de parir uma nova educação, mas as dores do parto serão intensas, enquanto a tecnocracia e a burocracia continuarem a invadir domínios onde deveria prevalecer a pedagogia", diz o pesquisador.


Mais de 8 milhões de candidatos farão o exame em novembro
 

Nos dias 8 e 9 de novembro 8,7 milhões de candidatos farão as provas da edição de 2014 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Nos dois dias, as provas terão início às 13 horas, no horário de Brasília, e após este horário não será permitida a entrada nos prédios onde as provas serão realizadas.

AÇÕES SOCIAIS E AMBIENTAIS
XVI Curso de Organização e Arbitragem de Xadrez por e-mail
 

‪Terá inicio no dia 24 de outubro de 2014 o XVI Curso de Organização e Arbitragem de Xadrez por e-mail. O curso terá um total de 10 módulos, um módulo por semana, separados por temas.

ESCOLAS ASSOCIADAS
Curso de extensão Formação do pensamento político brasileiro
 

Em 4/10/2014, será iniciado o Curso de Extensão “Formação do pensamento político brasileiro”, no Centro Universitário Curitiba (UNICURITIBA).


Seminário Internacional de Curitiba discute o impacto dos megaeventos na cidade
 

A Universidade Positivo (UP) recebe, de 1.º a 10 de outubro, acadêmicos de diversos países para, com a orientação de professores convidados, apresentarem ideias de urbanização para a capital paranaense. Com caráter científico, o Seminário Internacional de Curitiba 2014 (Si CWB 2014), promovido pelo curso de Arquitetura e Urbanismo da UP, discute o impacto dos megaeventos nas cidades contemporâneas - do Brasil e do exterior - e apresenta propostas de intervenção urbana para Curitiba, tendo como pano de fundo a Copa de 2014.


Estácio Curitiba oferece cursos de capacitação para gestores de escolas públicas
 

Noventa e sete diretores que representam 150 escolas públicas do Paraná estão participando de um novo projeto da Estácio Curitiba, o “Estácio capacitando líderes para a Educação”. A intenção é oferecer aprimoramento e atualização profissional para os dirigentes das instituições de ensino do Estado, em palestras e atividades que acontecem semanalmente tratando de temáticas pertinentes ao trabalho a ser desenvolvido.

ENSINO SUPERIOR
Procura por cursos no exterior cresce 21% entre 2010 e 2013
 

Cada vez mais jovens brasileiros estão participando de programas de intercâmbio no exterior. Um dos grandes atrativos é a facilidade de pagamento da viagem e do curso.


Estudantes aprovam exigência de atividades complementares na faculdade, aponta pesquisa
 

Buscar conhecimentos além da sala de aula é, não só importante, mas obrigatório em muitos cursos e faculdades. Mas as conhecidas “horas complementares” representam um ponto polêmico na trajetória acadêmica. Enquanto alguns consideram um empecilho para a conclusão do curso, outros as julgam fundamentais para desenvolver novos saberes.



Rua Guararapes, 2.028 - Vila Izabel - Curitiba/PR - 80320-210
Telefone: (41) 3078-6933 - Fax: 3078-6934 - E-mail: sinepe@sinepepr.org.br
SINEPE/PR © 2013. Todos os direitos reservados