Boletim Diário de Notícias Educacionais

Sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Presidente do Sinepe/PR apresenta cenário econômico
para as escolas em encontro nas regionais do Estado

O presidente do Sinepe/PR, professor Jacir J. Venturi, esteve nesta quarta-feira (22) na regional Sudoeste, em Pato Branco, para realizar uma palestra de interesse das instituições de ensino, que abordou os temas: reajuste das mensalidades para 2015; cenário econômico;  estatísticas educacionais (nacionais, estaduais e regionais).  Pato Branco foi a terceira cidade que recebeu o evento do Sinepe/PR, cuja programação ainda contou com palestra do professor de Matemática, psicólogo e Mestre em Educação, Marcos Meier.

EVENTOS DO SINEPE/PR
Outubro/2014
Dias 28 e 29/10/2014
Curso para Secretários | Curso de Atualização - Educação Básica
Acesse aqui a programação de eventos do Sinepe/PR (2.º semestre de 2014)
EDUCAÇÃO
Entrevista da presidente da FENEP, Amábile Pacios, para a Rádio Bandeirantes
 
Entrevista na íntegra

Fonte: Sinepe/PR
Data: 23 de outubro


Responsabilidade de ensino e aprendizagem são temas de palestra
 
Entrevista

Fonte: Diário dos Campos
Data: 22 de outubro


Convite viagem educacional 2015 da Sieeesp para a Coréia do Sul
 

A Sieeesp anuncia a próxima viagem educacional para o Exterior, para 2015. A 18ª edição será realizada entre os dias 02 e 21 de maio e terá como destino Singapura e Coréia, com Tour Cultural na Tailândia.

Fonte: FENEP/ Sieeesp
Data: 23 de outubro


Comissão vai acompanhar aplicação das metas do PNE e do piso do magistério
 

A menos de dois meses do fim dos trabalhos legislativos de 2014, a Comissão de Educação da Câmara dos Deputados ainda tem uma agenda de prioridades a cumprir. Os temas que preocupam os deputados do colegiado não são apenas os projetos de lei em análise, mas também assuntos que já viraram lei e agora estão em fase de implementação, como o Plano Nacional de Educação (PNE), aprovado pelo Congresso neste ano.


Ziraldo é homenageado em festa literária e critica educação no Brasil
 

Faltam dois dias para Ziraldo completar 82 anos, e ele ainda não se acostumou a ser uma estrela em festas literárias. Já foram milhares de participações e, mesmo assim, por onde anda, o escritor se mostra surpreso com cada criança que forma fila para dizer que aprendeu a ler com O Menino Maluquinho — ou com adultos que ainda vivem a infância por meio das obras consagradas do mineiro de Caratinga.

AÇÕES SOCIAIS E AMBIENTAIS
Biblioteca Pública do Paraná tem programação especial na Semana do Livro
 

‪A Biblioteca Pública do Paraná, em Curitiba, promove uma série de atividades durante a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca, que acontece entre 23 e 29 de outubro. Estão programadas oficinas, palestras, sessões de autógrafos e apresentações culturais. A entrada é franca.

ESCOLAS ASSOCIADAS
Cuidados com a estimulação na infância
 

A modernidade trouxe muitos benefícios para a educação de filhos. Notícias, informações compartilhadas, acesso a todo tipo de dicas e orientações entram nesse quesito. Mas, junto com isso veio também a competição exagerada, a comparação entre as crianças e a necessidade de fazer o filho “bem sucedido” em todas as etapas de seu desenvolvimento.


Mestrado Uninter - Educação e Novas Tecnologias. Inscreva-se
 

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação – Mestrado Profissional: Educação e Novas Tecnologias (PPGENT), objetivando a consolidação da equipe de professores pesquisadores, encontra-se estruturado a partir da linha de pesquisa – Formação Docente e Novas Tecnologias na Educação.

O curso foi autorizado pela CAPES na 2.ª Reunião Extraordinária do Conselho Técnico-Científico, no período de 9 a 11 de dezembro de 2013.

O objetivo geral do curso é formar e qualificar profissionais para a docência na Educação Básica e Ensino Superior, comprometidos com o processo de transformação da sociedade brasileira, que articulem o saber acadêmico, pesquisa e prática educativa, na produção e difusão de novos conhecimentos relativos à formação docente e às novas tecnologias.

Mais informações: uninter.com/mestrado.


OPET anuncia os vencedores do concurso “O Que Transforma o Amanhã?”
 

Na manhã desta quarta-feira (22) foram anunciados os vencedores do concurso “O Que Transforma o Amanhã?”, promovido pelo Grupo Educacional OPET. A lista com os nomes dos ganhadores foi divulgada no hotsite www.opet.com.br/oquetransformaoamanha/vencedores/, criado especialmente para o concurso.

ENSINO SUPERIOR
Programa do MEC que busca graduar professor sem diploma tem evasão de 52%
 

Criado com o objetivo de graduar em licenciatura o docente da ativa que dá aula, mas não tem formação em nível superior, o Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor) não tem conseguido alcançar as metas traçadas pelo governo federal. O índice de vagas ociosas ofertadas na modalidade presencial chega a 50% e a evasão dos professores matriculados no curso oferecido à distância é de 52%.


Jovens brasileiras vencem concurso promovido pela Harvard
 

Boa notícia para a educação brasileira. Duas estudantes do País, ambas de 19 anos, foram selecionadas para participar de um programa promovido pela Universidade de Harvard, nos Estados Unidos. Em novembro, elas - ao lado de outros três alunos de Sri Lanka, Nepal e Filipinas - estarão em uma conferência no campus da instituição para expor projetos para investidores do mundo todo.



Rua Guararapes, 2.028 - Vila Izabel - Curitiba/PR - 80320-210
Telefone: (41) 3078-6933 - Fax: 3078-6934 - E-mail: sinepe@sinepepr.org.br
SINEPE/PR © 2013. Todos os direitos reservados