Boletim Diário de Notícias Educacionais

Sexta-feira, 17 de abril de 2015

Sinepe/PR inaugura escritório da Regional Central, em Guarapuava, neste sábado (18)

Inauguração doa nova sede será realizado pela diretora-presidente Dilceméri Padilha de Liz e contará com a presença do presidente do Sinepe/PR, Jacir J. Venturi, e de diretores do Sindicato

Neste sábado (18), o Sindicato das Escolas Particulares (Sinepe/PR) realiza a cerimônia de inauguração da nova sede da Regional Central do Sinepe/PR, localizada na Rua Marechal Floriano Peixoto, 1811. A abertura do escritório será conduzida pela diretora da Regional Guarapuava, Dilceméri Padilha de Liz, e contará com a presença do presidente do Sinepe/PR, professor Jacir J. Venturi, e do vice-presidente, Paulo Arns da Cunha. O Sinepe/PR ainda será representando pelos diretores Financeiro e de Marketing, Pedro Wiens e José Luis Chong, respectivamente, e pelo superintendente, Márcio Mocellin.


Sinepe/PR passa a integrar a
Câmara Setorial de Educação da ACP


Nesta terça-feira, dia 14 de abril, o Sindicato das Escolas Particulares do Paraná (Sinepe/PR) passou a integrar a Câmara Setorial de Educação da Associação Comercial do Paraná (ACP).

Para oficializar a posse, a ACP realizou uma cerimônia que contou com a presença do presidente, Antonio Espolador Neto, e de aproximadamente 40 diretores da Associação e de Câmaras Setoriais, além de cinco vereadores de Curitiba.

O Sinepe/PR foi representado pelo presidente do Sindicato, professor Jacir J. Venturi.

EVENTOS DO SINEPE/PR
Abril/2015
Curitiba
Dia 6, 7, 8, 9, 10, 13, 14, 15, 16 e 17/4

V Maratona do Ensino Fundamental

Dia 28 e 29/4

Curso de Atualização para Secretários - Educação Básica

Dia 30/4

Curso de Atualização para Secretários - Educação Profissional

REGIONAIS DO SINEPE/PR EM FOCO
Oficina de contação de histórias capacitou professores de escolas associadas ao Sinepe/PR, em Ponta Grossa
 

O II Festival Nacional de Contadores de Histórias, realizado em Ponta Grossa e Região dos Campos Gerais, em parceria com o Sindicato das Escolas Particulares (Sinepe/PR), promoveu nesta quarta-feira (15) a oficina "Contando Histórias com Objetos: da simplicidade ao mundo da imaginação". A oficina foi ministrada por Danilo Furlan, da Cia Manipulando Teatro de Animação, no mini auditório da Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (ACIGP).

EDUCAÇÃO
O bom leitor
 

Os antigos diziam que, “para bom entendedor, meia palavra basta”. É provável que com isso quisessem dizer que devemos ler mesmo o que não está explícito num texto.

Já não é novidade entre professores e estudantes que a leitura competente requer muito mais que o conhecimento do sentido literal das palavras e da organização gramatical do conteúdo. Outro não é o motivo de exames vestibulares e provas de português de concursos enfatizarem a compreensão refinada do texto.


Professores revolucionam com ensino socioemocional no Brasil
 

A sala de aula, as classes, o quadro negro, o professor em pé dizendo verdades absolutas e os alunos sentados em seus lugares, escutando em silêncio: esse cenário está cada vez mais distante das escolas, e já não dá conta das necessidades dos estudantes do século 21. No Canadá, já em 2009, o Ministério da Educação de Ontário alterou as diretrizes curriculares para que elas incluíssem o desenvolvimento de habilidades socioemocionais. No Brasil, esse movimento também está começando.

AÇÕES SOCIAIS E AMBIENTAIS
Alunos da Estácio Curitiba participam de ações sociais no Lar dos Idosos Tarumã neste sábado (18)
 

Os alunos do curso de Ciências Contábeis da Faculdade Estácio Curitiba participam de duas ações sociais envolvendo o Lar dos Idosos do Tarumã em abril. Em uma gincana entre as turmas que segue até esta sexta-feira (17), eles arrecadam leite longa vida que será doado aos moradores do Lar. No sábado (18), acontece a segunda ação. Os alunos irão confeccionar fraldas geriátricas para os residentes.

ESCOLAS ASSOCIADAS
Simulação de Conferência da ONU terá colégio de Curitiba como palco
 

É a vez de Curitiba receber a já tradicional simulação de Conferência das Nações Unidas feita em colégios internacionais brasileiros. Na sexta-feira, 17 de abril, alunos do International School of Curitiba se reunirão para debater os principais temas globais em foco atualmente, como meio-ambiente, economia, segurança, política e sociedade. No evento, os alunos são divididos como delegações de países e precisam atuar de acordo com as características políticas do país que representam. Nesta edição, haverá dois comitês de trabalho: um para debater a guerra das Coreias e outro para discutir medidas de prevenção para ações perigosas e inesperadas por parte da tripulação durante voos comerciais. Para isso, os alunos passam semanas estudando os temas e as frentes de atuação dos países que representam. A equipe do ISC se chama WildMUN (mais informações em: www.wildmun.org). Os alunos que participam do projeto são coordenados pela professora Stephanie Baker. Em setembro, eles viajam para o Uruguai, para participar de uma convenção latino-americana.


Centro Universitário Curitiba completa 65 anos
 

Em 21/4/2015, o Centro Universitário Curitiba – UNICURITIBA completará 65 anos de fundação. Idealizada pelo Dr. Milton Vianna no início da década de 50 (século XX), nascia a Faculdade de Direito de Curitiba com a participação de um grupo de valiosos colaboradores.

EDUCAÇÃO SUPERIOR
Cientista Carlos Nobre recebe convite e assumirá presidência
 

O ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, convidou nesta quarta-feira, 15, o professor e pesquisador Carlos Nobre, da Academia Brasileira de Ciências (ABC), para o cargo de presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). “Carlos Nobre é um dos maiores cientistas brasileiros, com forte experiência na coordenação da área interdisciplinar da Capes”, disse o ministro. “Ele também é uma referência importante no debate ético sobre vida e sustentabilidade".


Professores do Paraná que vão lecionar em Utah serão divulgados em maio
 

A etapa de entrevistas com os candidatos que tiveram seus currículos selecionados pelos Núcleos de Educação do Estado americano de Utah, dentro do Programa de Cooperação firmado no final de 2014 com a Secretaria Estadual de Ciência Tecnologia e Ensino Superior, foi realizada nesta quinta-feira (16), em Curitiba.



Rua Guararapes, 2.028 - Vila Izabel - Curitiba/PR - 80320-210
Telefone: (41) 3078-6933 - Fax: 3078-6934 - E-mail: sinepe@sinepepr.org.br
SINEPE/PR © 2013. Todos os direitos reservados