Boletim Diário de Notícias Educacionais

Terça-feira, 4 de agosto de 2015

Convite
Oficinas Temáticas Agenda 21 Paraná

O Sinepe/PR encaminha o Convite para as Oficinas Temáticas da Agenda 21 Paraná que acontecerão durante o mês de agosto.

As Oficinas serão realizadas pelo Fórum Permanente da Agenda 21 Paraná, com intuito de sistematizar o material para a elaboração do documento “Agenda 21 Paraná” oriundo do texto-base, enriquecido com as contribuições das Conferências Livres e de Consulta Pública, realizadas em 2014.

As oficinas são ABERTAS para a participação de toda pessoa interessada na temática do desenvolvimento sustentável e não há necessidade de inscrição prévia.

Mais informações entrar em contato pelos telefones (41) 3304-7786 e (41) 3304-7790 ou pelo e-mail: agenda21parana@gmail.com.

Convite
Orientações para o documento Agenda 21 Paraná
ARTIGO

Raquel Adriano Momm Maciel de Camargo
É Mestranda em Administração pela UFPR. MBA em Gestão de Organizações de Ensino pela OPET. Psicóloga e Licenciada em Psicologia pela UFPR. Graduanda da Revalidação de Créditos do Bacharelado em Teologia da Faculdade Cristã de Curitiba. Diretora do Centro Educacional Evangélico – Educação Infantil e Ensino Fundamental.Conselheira do Sinepe/PR.

O ensino religioso nas escolas particulares

Raquel Adriano Momm Maciel de Camargo

Dentre a diversidade de estudos relacionados ao Ensino Religioso no Brasil, pouco tem sido produzido no sentido de ampliar a compreensão do Ensino Religioso nas Escolas Privadas. Em consequência disso, parte da população e até mesmo dos professores, incorre no equívoco de generalizar para as escolas mantidas pela livre iniciativa, as legislações e regulamentações que foram concebidas exclusivamente para as escolas públicas.

Neste trabalho, procuramos fazer uma breve revisão dos principais aspectos da legislação brasileira quanto ao Ensino Religioso, bem como uma contextualização e relevância das escolas privadas no Brasil.

Leia mais

EVENTOS DO SINEPE/PR
Agosto/2015
Curitiba
Dia 6

Evasão – velho problema, novas abordagens no Ensino Superior

Dia 10

Novo Instrumento de Avaliação Externa - IES

De 17 a 28

VI Maratona de Educação Infantil

Dia 19

Simpósio sobre Negociação Coletiva - Realização Federação Sul - FEPEsul

Dia 20

Gestão de IES em tempos de crise

REGIONAIS DO SINEPE/PR EM FOCO
Sepam filia-se à Federação Paranaense de Judô
 

No segundo semestre, os judocas do Colégio Sepam terão uma novidade, serão filiados à Federação Paranaense de Judô. Com isso poderão participar de competições de nível estadual e nacional, já que a Federação é o único órgão do Paraná vinculada à Confederação Brasileira de Judô.

EDUCAÇÃO
Após balanço final, Enem 2015 registra 7,7 milhões de candidatos
 

O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) divulgou na tarde desta sexta-feira (31) o número final do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2015. Após as confirmações de pagamento, o exame contará com 7.746.057 candidatos.

AÇÕES SOCIAIS E AMBIENTAIS
Projetos sociais precisam de reforma
 

Assim como nossas casas, as instalações de projetos sociais também precisam de reformas. Já pensou em reunir um grupo de amigos, colegas do trabalho, da igreja ou uma galera do Facebook para fazer alguns reparos em uma instituição social? Na maioria das demandas, trata-se de um serviço rápido, que um mutirão de voluntários consegue resolver em um dia ou um fim de semana.

ESCOLAS ASSOCIADAS
Atendimento Gratuito nas áreas do Direito e de Recursos Humanos
 

Em 8/8/2015, alunos e professores do UNICURITIBA participarão da Semana Nacional pela Cidadania e Solidariedade – ODM, organizada pela Federação das Indústrias do Paraná (Fiep).


Volta às aulas em colégio novo: tempo de adaptação e orientação para alunos e pais
 

Chegar a uma escola nova nunca é tarefa fácil para crianças e adolescentes. A situação fica ainda mais complicada quando essa mudança acontece no meio do ano letivo. Para que esse aluno seja bem recebido, sinta-se bem na nova escola e ainda tenha sua aprendizagem garantida, é preciso tomar uma série de cuidados e providências.

EDUCAÇÃO SUPERIOR
XII Encontro Nacional de Dirigentes de Graduação das IES Particulares
 

Em 2015, será realizado o XII Encontro Nacional de Dirigentes de Graduação das IES Particulares, nos dias 31 de agosto e 01 de setembro, com a acolhida da Pontifícia Universidade Católica de Goiás – PUC GOIÁS, em Goiânia, tendo como tema central “Tempo de Mudanças no Ensino de Graduação”.

Site do Evento: http://eventos.funadesp.org.br/xii_encontro_graduacao

Fonte: Funadesp, Rede DGP e Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC/GO)

Convite
Release do XII Encontro Nacional de Dirigentes de Graduação das IES Particulares

Aditamentos começam no dia 10 e podem ser feitos até outubro
 

Os estudantes que têm contrato em vigor com o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) devem estar atentos ao prazo de renovação. A partir do dia 10 próximo, até 31 de outubro, estará aberto o período de aditamento para este segundo semestre.



Rua Guararapes, 2.028 - Vila Izabel - Curitiba/PR - 80320-210
Telefone: (41) 3078-6933 - Fax: 3078-6934 - E-mail: sinepe@sinepepr.org.br
SINEPE/PR © 2013. Todos os direitos reservados