Boletim Diário de Notícias Educacionais

Sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Convocação - Reunião com o Ensino Superior (IES)

O Sinepe/PR convida, gestores, diretores e/ou seus representantes legais das Instituições de Ensino de Ensino Superior para uma reunião que será realizada no dia 02/3/2015, às 17h30, para tratar do seguinte assunto:

Novas regras do FIES (Procedimentos, Portarias e orientações gerais). Com a presença do Dr. Diego Muñoz Donoso, assessor jurídico do Sinepe/PR.

A reunião será no auditório do Sindicato, rua Guararapes, 2.028, Vila Izabel, Curitiba/PR.

Aguardamos a presença de todos.

Atenciosamente,

Jacir J. Venturi
Presidente

ARTIGO


Celso Hartmann
Especialista em Metodologia do Ensino Superior e em Gestão das Organizações Educacionais e mestre em Inteligência Artificial, é diretor-geral do Colégio Positivo.

O retorno para a rotina escolar

Celso Hartmann

O início do ano letivo é um momento de adaptação tanto para alunos quanto para professores, no qual escola e família devem trabalhar em conjunto para preparar as crianças e jovens para o retorno à rotina escolar. Para isso, deve-se trabalhar meios de desenvolver a motivação de voltar à sala de aula, transformando esse momento em algo prazeroso. Nesse sentido, pais e professores têm papel fundamental.

Leia mais

REGIONAIS DO SINEPE/PR EM FOCO
Campus do IFPR reverte suspensão do MEC ao curso de Farmácia
 

A direção do Instituto Federal do Paraná, campus de Palmas, assinou um protocolo de compromisso que permitiu o ingresso de novos alunos ao curso de Farmácia da instituição, ainda em 2015.

EDUCAÇÃO
PR vai seguir lei estadual para idade mínima de ingresso nas escolas
 

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) julgou como irregular o ingresso de crianças menores de seis anos de idade no Ensino Fundamental no Brasil. O julgamento refere-se a uma ação movida pelo Ministério Público Federal de Pernambuco (MPF-PE) que era contra essa determinação de idade de corte, feita pelo Conselho Nacional de Educação (CNE). Dessa forma, todos os estados devem se adequar ao julgamento. No Paraná, entretanto, a Secretaria de Educação (Seed) pretende se amparar em instâncias inferiores e uma lei estadual para liberar o estado de uma data de corte.


MEC abre em março consulta pública sobre Enem
 

O Ministério da Educação (MEC) vai abrir em março uma consulta pública para a população comentar e sugerir mudanças no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A expectativa é que a consulta ajude na reformulação do exame federal. A informação foi confirmada nesta quarta-feira por Francisco Soares, presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia do MEC responsável pelo Enem. A data para o início da consulta ainda não foi divulgada.

AÇÕES SOCIAIS E AMBIENTAIS
Curitiba terá seminário internacional para discutir o uso do automóvel
 

O uso do carro nas cidades será discutido pelo poder público, acadêmicos, indústria e a sociedade durante seminário promovido pela Prefeitura de Curitiba, Universidade Positivo, Grupo GRPcom, Associação Comercial do Paraná e Renault do Brasil. O seminário internacional Uso do Automóvel na Cidade, marcado para os dias 9 e 10 de abril, no Salão de Atos do Parque Barigui, está com inscrições abertas e terá a presença de especialistas nas questões de mobilidade e sustentabilidade.

ESCOLAS ASSOCIADAS
FAE Centro Universitário anuncia novo pró-reitor
 

Na última semana, a FAE Centro Universitário anunciou à comunidade acadêmica os profissionais que farão parte da nova administração da instituição. O professor Everton Drohomeretski, administrador, formado pela FAE, e doutor em Engenharia de Produção e Sistemas, assume o cargo de pró-reitor de Pesquisa, Ensino e Extensão. Com mais de 60 artigos científicos publicados em periódicos e congressos no Brasil e no exterior, Everton Drohomeretski, atua também como integrante de comitês científicos de periódicos, dentre eles o International Journal Production Research. Na FAE, esteve presente como docente e na coordenação do curso de Administração.


UNICURITIBA promove V Seminário de Atualização Profissional
 

Em 27 e 28/2/2015, o Centro Universitário Curitiba – UNICURITIBA promoverá o V Seminário de Atualização Profissional em Direito, Gestão, Design e Relações Internacionais para os alunos dos cursos de Pós-Graduação e comunidade. Serão mais de 15 profissionais de renome do mercado nacional e internacional que discutirão com os estudantes diversos temas relevantes e atuais nas quatro áreas.

EDUCAÇÃO SUPERIOR
Estudantes dos EUA darão apoio a universidades brasileiras
 

No próximo mês de março, 120 estudantes de graduação dos Estados Unidos, ou profissionais recém-formados em várias áreas de conhecimento, começam a atuar como assistentes nos núcleos de língua inglesa de 35 universidades federais do Brasil. O intercâmbio educacional é realizado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), em parceria com a Comissão Fulbright Brasil.


Página de inscrição do Fies volta a funcionar após ser retirada do ar
 

A página de acesso ao sistema de inscrição do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) voltou a funcionar por volta das 16h30 desta desta quarta-feira (25) depois de ter sido retirada do ar pela manhã para manutenção, segundo o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), que administra o Fies. Durante algumas horas, o link do site sisfiesportal.mec.gov.br, que leva para a página de inscrição (sisfiesaluno.mec.gov.br), levava o usuário para a página do Ministério da Educação.

Durante todo o dia, o G1 recebeu dezenas de e-mails de estudantes preocupados por não conseguirem acessar o sistema.

A assessoria de imprensa do FNDE diz que o site foi retirado do ar no fim da manhã desta quarta, após o órgão perceber que havia um problema técnico provocando a instabilidade. Ainda segundo a assessoria, na parte da tarde a página voltou ao ar, e qualquer lentidão pode ser provocada pela demanda represada por novos contratos, já que o site só foi aberto para essa categoria na segunda, somada à demanda do período de renovação de contratos.

Fonte: G1 Educação



Rua Guararapes, 2.028 - Vila Izabel - Curitiba/PR - 80320-210
Telefone: (41) 3078-6933 - Fax: 3078-6934 - E-mail: sinepe@sinepepr.org.br
SINEPE/PR © 2013. Todos os direitos reservados