Boletim Diário de Notícias Educacionais

Terça-feira, 30 de junho de 2015

Fies, INSAES, PRONATEC e PraValer foram os temas abordados durante reunião da FENEP, em Brasília

A Federação Nacional das Escolas Particulares (FENEP) realizou uma reunião em Brasília, no último dia 24, na qual o presidente do Sinepe/PR, Jacir J. Venturi, esteve presente e elaborou o seguinte resumo sobre os temas abordados:

ARTIGO

Wanda Camargo
Educadora, é assessora da presidência do Complexo de Ensino Superior do Brasil (UniBrasil).

Inovação e tecnologia

Wanda Camargo

Da mesma forma que qualquer organização concorrente ao mundo do trabalho, as instituições escolares públicas ou privadas hoje procuram desenvolver suas capacidades de inovar, pois educar num mundo altamente competitivo significa também, ao lado de sólidas noções de ética e cidadania, prover ao estudante plena capacidade de criar crescimento econômico, abrir novos mercados ou, pelo menos, melhorar continuamente práticas consagradas, buscando a excelência do desempenho e maior eficácia técnica.

Leia mais

REGIONAIS DO SINEPE/PR EM FOCO
Colégio Marista Cascavel doou 600 KG de Raios-X para Apofilab
 

Nesta semana o Colégio Marista Cascavel entregou 616 kg de folhas de raios-X para a Apofilab (Associação de Portadores de Fissura Lábio Palatal de Cascavel), que foram arrecadados durante a Gincana Champagnat. O evento mobilizou os alunos, no mês de junho, em atividades recreativas, culturais e solidárias. As peças coletadas serão encaminhadas para reciclagem e a renda será destinada para os projetos da organização.

Além dos raios-X, o Colégio Marista Cascavel arrecadou 12 toneladas de alimentos, mais de 9 mil peças de roupas e grande quantidade de sapatos, livros, brinquedos, dentre outros, e também motivou 222 doações de sangue realizadas no Hemepar. Os donativos beneficiarão 19 instituições de Cascavel, como o Abrigo São Vicente, APAE, UOPECAN e Centro Social Marista.

Fonte: Colégio Marista Cascavel

EDUCAÇÃO
Pai que participa de criação gera filhos mais inteligentes e felizes, diz estudo
 

Filhos se tornam mais felizes e bem-educados quando seus pais participam mais ativamente e, desde cedo, da educação e das tarefas das crianças, defende um relatório recém-divulgado por uma organização ativista.

AÇÕES SOCIAIS E AMBIENTAIS
Concertos musicais gratuitos em Curitiba
 

Começou na sexta-feira, dia 26, as apresentações gratuitas dos Concertos de Inverno do Espaço Vida e Música. O projeto, idealizado pelo Maestro Paulo Davi e mantido pelo Instituto Cargolift, com apoio da Primeira Igreja Batista (PIB), trabalha com a inclusão social de crianças por meio de aulas gratuitas de música.

ESCOLAS ASSOCIADAS
Curso de Medicina Veterinária terá nova Unidade Hospitalar para Animais de Companhia em Curitiba
 

O curso de Medicina Veterinária, da Escola de Ciências Agrárias e Medicina Veterinária da PUCPR, terá uma nova unidade hospitalar veterinária. A Unidade Hospitalar para Animais de Companhia contará com uma estrutura moderna de aproximadamente 1.200 m2, com dois centros cirúrgicos e respeitará todas as normas de boas práticas operacionais, sendo construída nas imediações do Câmpus Curitiba, no Prado Velho. A previsão de conclusão da unidade é para o primeiro semestre letivo de 2016.

Durante a construção da nova unidade hospitalar os atendimentos continuarão sendo executados na atual Unidade Hospitalar para Animais de Companhia localizada no Câmpus da PUCPR em São José dos Pinhais. As duas outras unidades, a Unidade Hospitalar para Animais de Fazenda, localizada na Fazenda Experimental Gralha Azul da PUCPR, no município de Fazenda Rio Grande, e a Unidade Hospitalar para Equinos, localizada no Regimento Coronel Dulcídio, continuarão operando normalmente nesses locais.

Fonte: PUCPR

EDUCAÇÃO SUPERIOR
Portaria do MEC institui grupo de trabalho para ações de revisão do Pronatec
 

A FENEP encaminhou para conhecimento de todos os seus associados a Portaria nº 601, publicada nesta quinta-feira no Diário Oficial da União. O documento refere-se ao Grupo de Trabalho (GT) instituído pelo Ministério da Educação para elaborar diretrizes, objetivos, mecanismos e procedimentos para as ações de supervisão e avaliação dos cursos técnicos ofertados por instituições privadas de ensino superior habilitadas no Pronatec.


Outras camisetas na UNE
 

A escolha da santista Carina Vitral para presidir a União Nacional dos Estudantes (UNE) evidencia o avanço do ensino superior privado no país nos últimos anos. Aluna do curso noturno de Economia da PUC-SP, a líder estudantil representa os 5,3 milhões de universitários das faculdades particulares do país [73% do total], muitos custeados pelos programas ProUni e Fies.



Rua Guararapes, 2.028 - Vila Izabel - Curitiba/PR - 80320-210
Telefone: (41) 3078-6933 - Fax: 3078-6934 - E-mail: sinepe@sinepepr.org.br
SINEPE/PR © 2013. Todos os direitos reservados