Boletim Diário de Notícias Educacionais

Quinta-feira, 28 de maio de 2015

A partir de 2016, inscrição no Fies
dependerá exclusivamente do Enem

A partir do primeiro semestre de 2016, a seleção dos estudantes aptos para a contratação do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) será efetuada exclusivamente com base nos resultados obtidos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). É o que determina portaria normativa assinada pelo ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, e publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira (26/05).

ARTIGO
Jacir J. Venturi
Jacir J. Venturi
É presidente do Sinepe/PR e coordenador da Universidade Positivo.

Filhos tecnológicos, porém
com menos habilidades motoras

Jacir J. Venturi

Considere o melhor troféu – ou um butim de guerra – seu filho chegando em casa com a roupa suada, emporcalhada. Um pouco de vitamina S (S de sujeira) fortalece o sistema imunológico infantil. Por muitas gerações, os momentos marcantes e felizes da infância e adolescência foram de simplicidade e interação ao ar livre: brincar em parques ou chácaras, subir em árvores, jogar bola, empinar pipa, pedalar, nadar, andar em trilhas, cavalgar, correr de rolimã, dar banho no cãozinho, assoviar, participar de churrascos com os amigos.

Fonte: artigo de autoria do professor Jacir J. Venturi, presidente do Sinepe/PR; publicado na edição de 27/05/2015 da Gazeta do Povo.

Leia mais

EVENTOS DO SINEPE/PR
Maio/2015
Semana do Ensino Médio
Dia 28/5

COACH Escolar, Professores treinados sendo mentores de sucesso

Dia 29/5

Performance de sucesso na educação: o professor como líder na expansão de talentos

REGIONAIS DO SINEPE/PR EM FOCO
Regional Cataratas é parceira do Dia do Desafio em Foz do Iguaçu
 
A Regional Cataratas do Sinepe/PR foi parceira do SESC Paraná na edição 2015 do Dia do Desafio. O Sindicato apoiou o evento incentivando as instituições de ensino particulares de Foz de Iguaçu a participarem do Dia do Desafio, ocorrido nesta quarta-feira (27). A proposta era que as escolas interrompessem as atividades durante 15 minutos para promover um hábito saudável: a realização de exercícios físicos. A Regional Cataratas entrou em contato com todas as escolas para dar suporte na inscrição no Dia do Desafio. O resultado da campanha foi de 100% de adesão, todas as instituições de ensino particular participaram do evento. As fichas de inscrição das escolas foram entregues pelo diretor da Regional Cataratas, Artur Gustavo Rial, ao técnico de atividades/recreação do SESC, Allysson Costa. A Regional Cataratas também agradece a parceria com o Gerente Executivo SESC Foz do Iguaçu, Luiz Alberto Langoski.
EDUCAÇÃO
Inep recomenda acesso a site do Enem em horário alternativo para evitar lentidão
 

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) recomenda que os candidatos façam a inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de manhã, entre as 6 e as 7 horas, e à noite, após as 20 horas, para evitar lentidão no site. Neste ano, o Ministério da Educação espera que mais de 9 milhões de pessoas se inscrevam para as provas. Até as 10 h desta quarta-feira (27), 910 mil haviam feito a inscrição. As informações são da Agência Brasil.


Especialistas discutem os desafios de mediar alunos, professores e famílias
 

As barreiras da educação brasileira envolvem aspectos sociais, econômicos, políticos, culturais, e tantos outros. Buscar respostas para as inúmeras questões que estão presentes no diaadia dos profissionais da educação é uma constante, principalmente quando se trata do desafio de mediar alunos, professores e famílias. É imprescindível a mediação desses públicosde maneira objetiva para a conquista de resultados positivos.

AÇÕES SOCIAIS E AMBIENTAIS
V Seminário Nacional  Redução da Maioridade Penal, liberação do porte de arma e efetividade da aplicação da Lei Penal
 

PÚBLICO ALVO: Operadores do Direito, Segurança pública e privada, alunos de Direito e  Psicologia, egressos e alunos interessados.
OBJETIVOS: O NPSPP/UTP visa à promoção do intercâmbio acadêmico cientifico e à aproximação da sociedade com as instituições que formam o macro sistema de segurança pública, especialmente a Polícia Militar do Paraná, a Polícia Civil, a Polícia Federal, a Guarda Municipal, a Justiça, o Ministério Público, a Polícia Rodoviária, o Sistema Penitenciário, alunos da UTP principalmente dos cursos de Direito e Psicologia,  dentre outros, com o precípuo objetivo de proporcionar melhorias no sistema tendo por alicerce a pesquisa científica.
Nesse contexto  o NPSPP busca, por meio da execução dos cursos de Pós-Graduação, cursos de Extensão, Eventos e Seminários,  voltados à área de segurança, visa contribuir para a melhoria da Segurança e formar um banco de dados com informações disponibilizadas para pesquisadores de todo o Brasil.
CARGA HORÁRIA: 12h, validas como horas complementares.
NÚMERO DE VAGAS: 400

Mais informações:
http://www.utp.edu.br/curso/v-seminario-nacional-npspp-reducao-da-maioridade-penal-liberacao-do-porte-de-arma-e-efetividade-da-aplicacao-da-lei-penal/

ESCOLAS ASSOCIADAS
IV Workshop Wittgenstein é realizado nesta quinta (28) e sexta-feira (29) na PUCPR
 

Nesta quinta (28) e sexta-feira (29) acontece na PUCPR o “IV Workshop Wittgenstein: Sobre Normatividade e Normalidade nos escritos tardios”. O evento é promovido em parceria com o Departamento de Filosofia e ao Programa de Pós-Graduação em Filosofia da PUCPR, com a Universidade Federal de Santa Maria e a Universidade Federal de Pelotas.

EDUCAÇÃO SUPERIOR
MEC prorroga até 30 de junho prazo para renovar contratos do Fies
 

O Ministério da Educação (MEC) prorrogou o prazo para renovação dos contratos do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para o dia 30 de junho. O prazo, que já foi prorrogado uma vez, terminaria na próxima sexta-feira, 29 de maio. Mas, de acordo com a pasta, 100 mil alunos ainda não concluíram o processo de aditamento.


UniBrasil debate a segregação, repressão e intolerância em encontro que reúne profissionais de diversas áreas de conhecimento
 

O UniBrasil Centro Universitário promove nesta quinta-feira (28), às 19h30, o evento Na contramão da democracia:  segregação, repressão e intolerância como respostas aos conflitos sociais. Para contribuir com a discussão, profissionais de diferentes instituições de ensino estarão presentes e irão abordar o tema de acordo com suas áreas de conhecimento, mediados por Laura Garbini Both, professora do UniBrasil e Mestre em Antropologia Social.



Rua Guararapes, 2.028 - Vila Izabel - Curitiba/PR - 80320-210
Telefone: (41) 3078-6933 - Fax: 3078-6934 - E-mail: sinepe@sinepepr.org.br
SINEPE/PR © 2013. Todos os direitos reservados