Boletim Diário de Notícias Educacionais

Quinta-feira, 26 de março de 2015


Sinepe/PR sedia 2.ª Assembleia Geral Ordinária 2015 da FENEP com a presença da presidente, Amábile Pacios

A presidente da Federação Nacional das Escolas Particulares (FENEP), Amábile Pacios, veio a Curitiba para realizar a Segunda Assembleia Geral Ordinária da FENEP.  A reunião acontecerá na sede do Sinepe/PR, nesta quinta-feira (26), e também contará com a presença dos diretores da Federação.

Na reunião serão discutidos assuntos de grande relevância, como: Pronatec, Fies, Insaes e outros temas de interesse do segmento privado de ensino.


Pronatec pede Socorro
Carta ao Ministro

Bom dia Senhor Ministro Luiz Cláudio Costa,

Sou diretor de uma escola técnica particular em Guarapuava no Estado do Paraná com aproximadamente 500 alunos, destes 220 alunos são bolsistas do Pronatec. Somos uma escola muito pequena, diante dos grupos econômicos internacionais que estão capitaneando o ensino superior no Brasil, estes com muito poder econômico e influência política conseguem com mais facilidade resolver seus problemas junto ao MEC.

O que podemos esperar desta difícil situação em que nos encontramos, pois não temos influência política com Deputados e Senadores, nem tão pouco, estrutura financeira para suportar estes atrasos nos repasses do Pronatec.

Senhor Ministro, agora não estamos apenas pedindo uma nota oficial do MEC com uma previsão da regularização destes repasses atrasados, estamos sim, exigindo uma resposta urgente desta pasta ministerial, que digo com muita certeza, a mais importante do Governo Federal e que não deve virar as costas para mais de 500 escolas técnicas, que acreditando no PRONATEC aderiram ao programa, pois entenderam a sua importância para desenvolvimento do Brasil.

Certos de recebermos uma resposta.

PS.: Estou enviando cópia para alguns colegas gestores de escolas de minha rede de contatos.

Atenciosamente,

Marcos Aurélio Lemos de Mattos
Diretor - Futura Educação Profissional
Telefone: (42) 3035-3131

EVENTOS DO SINEPE/PR
Março/2015
Semana de Inclusão nas Regionais do Sinepe/PR
Aspectos Legais, Pedagógicos e Metodológicos, Emocionais e Psicomotores
Dia 26 Regional Central (Guarapuava)
Dia 27 Regional Campos Gerais (Ponta Grossa)

Regional Campos Gerais (Ponta Grossa)
Dia 28/3/2015

Problemas de Matemática como facilitar o aprendizado do aluno.

Abril/2015
Curitiba
Dia 6, 7, 8, 9, 10, 13, 14, 15, 16 e 17/4

V Maratona do Ensino Fundamental

Dia 10/4

Respeitando a identidade de gênero para garantir a inclusão na educação

REGIONAIS DO SINEPE/PR EM FOCO
Sinepe realiza palestras
 

Guarapuava sedia nesta quinta feira (26), a partir das 16h, atividades alusivas à Semana de Inclusão, no Grand Hotel, Centro da cidade.

Promovido pelo Sindicato das Escolas Particulares (Sinepe-Pr), o evento acontece nas cinco regionais do estado, sediadas também em Pato Branco, Ponta Grossa, Foz do Iguaçu e Cascavel e é voltado para gestores, coordenadores e professores dos estabelecimentos de ensino.

Em Guarapuava, quatro palestras compõem o encontro e serão ministradas por especialistas nos temas.

EDUCAÇÃO
Professor critica “parcialidade” de livros didáticos do governo; MEC rebate
 

O professor de geografia da Universidade do Paraná (UFPR) Luiz Lopes Diniz Filho criticou nesta terça-feira (24), em audiência pública na Câmara dos Deputados, o Programa Nacional do Livro Didático. Na avaliação dele, as publicações distribuídas pelo governo federal a alunos da educação básica mostram uma visão parcial da realidade.


Dados do Censo Escolar indicam aumento de alunos com deficiência
 

Dados do Censo Escolar indicam crescimento  expressivo em relação às matrículas de alunos com deficiência na educação básica regular. Estatísticas indicam que no ano de 2014, 698.768 estudantes especiais estavam matriculados em classes comuns.

AÇÕES SOCIAIS E AMBIENTAIS
Alunos da 1.ª etapa do Trote Sustentável do UNICURITIBA arrecadam mais de 8 toneladas de lixo eletrônico
 

O UNICURITIBA promoveu, em 21/3/2015, a 1.ª etapa da Ecogincana para calouros do período da manhã. Durante várias semanas, os estudantes se mobilizaram para arrecadar lixo eletrônico, e o resultado foi 8.679,45 quilos de materiais como televisores, computadores, celulares e diversos outros equipamentos que até então não tinham nenhuma utilidade.

ESCOLAS ASSOCIADAS
Colégio de Curitiba cria Yearbook digital e interativo
 

O International School of Curitiba (ISC) inovou no processo de produção de conteúdo educacional: o anuário da escola foi totalmente produzido por meio do aplicativo iBooks Author. O conteúdo pode ser visualizado no iBooks e é distribuído no iTunes U, todos da Apple. A proposta do colégio de um Yearbook digital e interativo será apresentada em uma conferência internacional de educação em Curaçao, na América Central, de 26 a 28 de março, a AASSA Educators' Conference.



Rua Guararapes, 2.028 - Vila Izabel - Curitiba/PR - 80320-210
Telefone: (41) 3078-6933 - Fax: 3078-6934 - E-mail: sinepe@sinepepr.org.br
SINEPE/PR © 2013. Todos os direitos reservados