Boletim Diário de Notícias Educacionais

Quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Sinepe/PR promove palestra sobre
Processos Regulatórios no Ensino Superior

Na próxima segunda-feira, dia 30 de novembro, o Sindicato das Escolas Particulares (Sinepe/PR), promove uma palestra sobre os Processos Regulatórios no Ensino Superior. A palestra será ministrada pela Dra. Luana Maria Guimarães Castelo Branco Medeiros,  especialista em Políticas Públicas Gestão Governamental do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. A palestrante também atua na diretoria de Regulação da Educação Superior MEC/SERES/DIREG/GAB.

EVENTOS DO SINEPE/PR
Novembro/2015
Curitiba
Dias 30
Processos Regulatórios no Ensino Superior

Dezembro/2015
Curitiba
Dias 9
Reunião com as Instituições de Ensino Técnico
REGIONAIS DO SINEPE/PR EM FOCO
Começam matrículas para os aprovados no vestibular 2016 Mater Dei
 

A Faculdade Mater Dei começou a receber na manhã desta terça-feira (24), os alunos aprovados no Vestibular 2016 Mater Dei, que realizaram a prova no último final de semana. As matrículas serão realizadas de 24 a 27, das 9h às 12h e das 13h30 às 21h30, somente pessoalmente na Secretaria Acadêmica da própria Faculdade Mater Dei.

EDUCAÇÃO
Reunião com Instituições de Ensino Técnico
 

O Sinepe/PR, convida, gestores, diretores e/ou seus representantes legais das Instituições de Ensino Técnico para uma reunião que será realizada no dia 9/12/2015, às 16h30, para tratar sobre assuntos de interesse deste segmento de ensino, em especial:


Brasil destina menos recursos para pagar professores do que países da OCDE
 

Os salários iniciais dos professores no Brasil são menores do que em outros países latino-americanos, como Chile, Colômbia e México, para todos os níveis educacionais.

No Brasil, o percentual destinado a gastos com remuneração de pessoal é abaixo da média, segundo o relatório Education at a Glance 2015: Panorama da Educação, lançado hoje (24) mundialmente. De acordo com a publicação, para os anos iniciais do ensino fundamental, cerca de 73% das despesas correntes são destinadas à remuneração de pessoal. A porcentagem está abaixo da média dos países da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE), que é 79%. O texto diz ainda que um padrão semelhante se repete nos anos finais do ensino fundamental e no ensino médio.

Education at a Glance Interim Report: Update of Employment and Educational Attainment Indicators
AÇÕES SOCIAIS E AMBIENTAIS
Navios dão suporte às ações ambientais do Greenpeace pelo mundo
 

Há 30 anos, o navio Rainbow Warrior I, do Greenpeace, sofria um atentado próximo ao porto de Auckland, na Nova Zelândia, quando se preparava para liderar um grupo de embarcações que faria um protesto contra os testes nucleares franceses no Atol de Mururoa, na Polinésia Francesa. Duas bombas explodiram no casco do navio, que naufragou na noite do dia 10 de julho de 1985. Na ocasião, o fotógrafo português Fernando Pereira morreu afogado em sua cabine.

ESCOLAS ASSOCIADAS
Natal solidário com panetones e chocotones para ajudar crianças especiais
 

Os alunos do International School of Curitiba (ISC) estão novamente ajudando a deixar o Natal das crianças da Escola Especial Nilza Tartuce mais feliz. Mais de 100 alunos, do 6.º ao 8.º ano, estão empenhados na venda voluntária de panetones e chocotones. Os doces são feitos na panificadora da Escola Especial Nilza Tartuce. A instituição atende crianças com deficiência e não tem fins lucrativos. No ano passado, os alunos do ISC arrecadaram R$ 24 mil com a venda voluntária.


Novos Cursos de Pós-Graduação do UNICURITIBA
 

O Programa de Pós-Graduação do UNICURITIBA oferece 10 novos cursos de Especialização e MBA, para início em 18/3/2015, com opções de aulas nas segundas e quartas-feiras, ou nas terças e quintas-feiras, ou nas sextas-feiras e sábados.

EDUCAÇÃO SUPERIOR
Semana Internacional de Educação é realizada no Recife
 

Semana Internacional de Educação (International Education Week-IEW), evento mundial que visa celebrar e promover os benefícios da educação e do intercâmbio por todo o mundo, está sendo realizada no Recife. A programação, com entrada gratuita,  conta com mostra de universidades americanas, palestras e painéis na ABA Global Education, nos Aflitos e em Boa Viagem. A IEW será realizada até a próxima sexta-feira (27) pelo Departamento de Estado Americano, com o apoio da ABA.


Universidade Estadual de Londrina abre inscrições para transferência externa
 

Estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo de Transferência Externa 2016 da Universidade Estadual de Londrina (UEL). São oferecidas 457 vagas, em 41 cursos de graduação, considerando turnos e habilitações, conforme o Edital Prograd/COPS N.º 005/2015. Os interessados devem fazer a inscrição no endereço www.cops.uel.br/concursos, até às 23 horas do dia 3 de dezembro. O valor é de R$ 118,00.



Rua Guararapes, 2.028 - Vila Izabel - Curitiba/PR - 80320-210
Telefone: (41) 3078-6933 - Fax: 3078-6934 - E-mail: sinepe@sinepepr.org.br
SINEPE/PR © 2013. Todos os direitos reservados