Boletim Diário de Notícias Educacionais
Sexta-feira, 29 de abril de 2016

Sinepe/PR promove a VII Mostra de Responsabilidade Social da Escola Particular neste domingo, dia 1.º de maio. Participe!

Neste domingo, dia 1º de maio, o Sindicato das Escolas Particulares (Sinepe/PR) realizará a VII Mostra de Responsabilidade Social da Escola Particular no Pequeno Cotolengo Paranaense. O objetivo principal da Mostra é divulgar as ações de responsabilidade social desenvolvidas pelas escolas particulares associadas ao Sinepe/PR, associações, ONG’s e empresas parceiras.

ARTIGO


Esther Cristina Pereira

É psicopedagoga, diretora da Escola Atuação e vice-presidente do Sinepe/PR.

Que geração é essa?

Esther Cristina Pereira

O título deste artigo é uma das maiores incógnitas que temos hoje em nossa sociedade. Quem são essas crianças e adolescentes que estamos formando? O que elas pensam, quais seus sonhos e planos para o futuro? Como enxergam o mundo e as gerações passadas?

Vivi recentemente uma experiência muito rica e diferente. Acompanhei um grupo de 16 jovens entre 12 e 13 anos em uma viagem pela Europa por duas semanas para aperfeiçoar a fluência da língua inglesa. Neste período, pude constatar que  - curiosamente - o comportamento deles é igual ao de um camaleão, que vai mudando conforme o ambiente.

EVENTOS DO SINEPE/PR
Programação nas Regionais
16/5 Regional Cataratas
(Foz do Iguaçu)
A Educação da Mente Interdisciplinar | Um Olhar
Diferente sobre a Indisciplina na Escola
17/5 Regional Oeste
(Cascavel)
A Educação da Mente Interdisciplinar | Um Olhar
Diferente sobre a Indisciplina na Escola
30/5 Regional Sudoeste
(Pato Branco)
A Educação da Mente Interdisciplinar | Um Olhar
Diferente sobre a Indisciplina na Escola
6/6 Regional Central
(Guarapuava)
A Educação da Mente Interdisciplinar | Um Olhar
Diferente sobre a Indisciplina na Escola
7/6 Regional Campos Gerais
(Ponta Grossa)
A Educação da Mente Interdisciplinar | Um Olhar
Diferente sobre a Indisciplina na Escola

Maio/2016
Curitiba
Dia 17
O que são as violências
Dia 24
Requisitos legais e normativos na avaliação institucional
REGIONAIS DO SINEPE/PR EM FOCO
Preparação para o Mercado de Trabalho é tema de palestra em Agronomia
 

É tradição no curso de Agronomia do Centro Universitário FAG que os acadêmicos tenham orientações sobre o funcionamento do mercado de trabalho. Por isso, a cada ano é realizado um bate-papo com um especialista da área. Sendo assim, na noite de ontem (27), a psicóloga Meire Bolsi, responsável pelo recrutamento de engenheiros agrônomos da COOPAVEL, falou aos acadêmicos dos últimos períodos (integral e noturno) sobre o tema "Preparação para o Mercado de Trabalho".

EDUCAÇÃO
Sinepe/PR participa da BNCC na Etapa Regional de Curitiba
 

Dia 28 de abril aconteceu, no DITEC – Boqueirão, a Etapa Regional de Curitiba para reunir as contribuições para a Base Nacional Comum Curricular, fechando o documento que será enviado para a Etapa Estadual. Participaram representantes do Sinepe/PR, Secretaria de Estado da Educação, Secretaria Municipal de Educação, Núcleo Regional da Educação de Curitiba, IFPR e UTFPR.


Inscrições para a Olimpíada de História terminam nesta sexta-feira
 

O prazo de inscrição de professores e alunos dos Ensinos Fundamental e Médio de todo o País na oitava edição da Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB) termina nesta sexta-feira (29). Até o momento, mais de 6 mil equipes de todas as Unidades da Federação já se inscreveram para a competição deste ano, que é uma ação promovida pelo Departamento de História da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

AÇÕES SOCIAIS E AMBIENTAIS
Projeto Pensando o Brasil recebe Carlos Alberto Sardenberg em Curitiba
 

O Graciosa Country Club, em parceria com o UniBrasil Centro Universitário, a B’nai Brith e o Solar do Rosário, recebe nesta sexta-feira (29) o jornalista Carlos Alberto Sardenberg para o projeto Pensando o Brasil. O convidado irá proferir a palestra com o tema “Como recuperar o grau de investimento”, na Sede Social do clube, às 20 horas.

ESCOLAS ASSOCIADAS
Danielo Garramone assume Coordenação de Gastronomia na Unicesumar em Curitiba
 

Danielo Garramone assume a coordenação do curso de Gastronomia da Unicesumar, em Curitiba. Bacharel em Gastronomia e pós-graduado em Gestão de Alimentos e Bebidas, o chef tem ainda no currículo um curso de aperfeiçoamento realizado no The Culinary Institute of America, em Hyde Park, NY.


Colégio Everest promove uma campanha Nacional contra o bullying, no próximo dia 04
 

O Colégio Everest promoverá, no próximo dia 04, uma campanha Nacional, contra o bullying. Os  outros dois colégios, Brasília e Rio de Janeiro, também estarão com a mesma ação nas suas unidades.

EDUCAÇÃO SUPERIOR
Portarias emitidas pelo MEC e INEP
 

A FENEP enviou  as portarias emitidas pelo MEC e INEP que tratam dos seguintes assuntos:

1. A prorrogação do prazo de aditamento dos contratos, como solicitado;
2. Toda a alteração regulatória de uma única vez e sem a participação do setor;
3. A criação do GT.

De forma desrespeitosa e com uma agilidade nunca visto antes em nosso país. A FENEP já está se organizando para o enfrentamento dessa medidas no apagar das luzes.


Governo estuda aumento do limite de renda exigida para acesso ao Fies
 

O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, anunciou nesta quarta-feira mudanças nas regras do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). De acordo com ele, o objetivo é estimular o acesso às bolsas oferecidas pelo programa. Hoje, apenas 50% das vagas disponíveis são preenchidas.



Rua Guararapes, 2.028 - Vila Izabel - Curitiba/PR - 80320-210
Telefone: (41) 3078-6933 - Fax: 3078-6934 - E-mail: sinepe@sinepepr.org.br
SINEPE/PR © 2013. Todos os direitos reservados