Boletim Diário de Notícias Educacionais

Sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

Participe da edição 25.ª edição da Revista Escada, publicação do Sinepe/PR, que circulará em fevereiro/16

Escolas associadas podem participar de três formas:

1. Universo das Associadas >> Quais as novidades da sua instituição para 2016? Como foi a colônia de férias?  E a semana pedagógica? Tem registro de melhorias, ampliação, etc? Envie nota e foto (em alta resolução).

2.  Qual história mais marcou sua carreira de educador até hoje? >> Conte em até 10 linhas e envie uma foto sua em alta resolução para acompanhar. Os melhores depoimentos serão publicados na Revista Escada.

3. Opinião >> Após anos de discussão, 2016 é o prazo final para governos estaduais e municipais garantirem vagas a todas às crianças com idade a partir de 4 anos na Educação Infantil. Qual sua opinião sobre o assunto? A medida é suficiente para garantir a universalização do acesso?

Prazo para envio das respostas: até o dia 16/02/2016.

Favor enviar para Jessica: jessica@iemecomunicacao.com.br. Dúvidas pelo telefone: 41 3253-0553 ramal 23.

www.revistaescada.com.br

EDUCAÇÃO
Desenvolvimento integral começa pelo currículo, diz especialista australiano
 

Para garantir que o sistema educacional proporcione o desenvolvimento integral de estudantes brasileiros, considerando todas as suas dimensões – intelectual, emocional, cultural, física e social – é necessário que o currículo nacional preveja, de forma clara e objetiva, quais capacidades os alunos devem aprender. Essa é a opinião de Phil Lambert, gerente geral da Acara (Australian Curriculum Assessment and Reporting Authority) – entidade australiana responsável pelo desenvolvimento e implantação do currículo nacional daquele país.

AÇÕES SOCIAIS E AMBIENTAIS
Mata que se regenera é arma contra aquecimento global, diz estudo
 

As florestas do Brasil e de outros países tropicais das Américas são bem mais duronas do que sonham os usuários de motosserras, revela uma equipe internacional de cientistas num estudo que acaba de ser publicado. Em áreas abandonadas após o desmatamento e o uso agropecuário, a mata costuma voltar com tudo, sugando CO2 (principal gás causador do aquecimento global) num ritmo 11 vezes superior ao de uma floresta que nunca tenha sido derrubada.

ESCOLAS ASSOCIADAS
Alunos da FAE aprendem sobre solidariedade em comunidades rurais
 

Durante quatro dias, um grupo de alunos da graduação da FAE substituiu a rotina urbana por momentos de introspecção e contato profundo com a natureza em comunidades rurais do município de Chopinzinho, no Sudoeste do Paraná. Atendendo ao chamado das Missões Franciscanas da Juventude, evento promovido pela Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil, os estudantes tiveram a oportunidade de aprender sobre humildade, solidariedade e respeito ao próximo, ao lado de mais de 300 jovens, de 15 a 30 anos, de outras regiões do Brasil.


ESIC abre inscrições para MBA Executivo em Gestão de Projetos
 

Premiado como o 6.º melhor MBA Executivo do Brasil segundo a Revista EXAME, o MBA Executivo em Gestão de Projetos da ESIC Business & Marketing School está com inscrições abertas já para o primeiro semestre de 2016. Além de compreender os conceitos e terminologias essenciais para a gestão de projetos, os participantes estarão aptos a diagnosticar e analisar situações criadas em circunstâncias específicas, gerenciar equipes de trabalho, mantendo-as motivadas, com comunicação adequada e liderança, integrar os projetos com as áreas funcionais da organização, entre outros.

EDUCAÇÃO SUPERIOR
MEC não limitará os reajustes do Fies
 

O Ministério da Educação (MEC) não vai impor neste ano limite de reajuste das mensalidades pagas com o Financiamento Estudantil (Fies). Em 2015, quando o programa passou por reformulação, a pasta estipulou teto máximo para o aumento, o que provocou crise no setor. Até agora, o MEC não pagou a um grupo de faculdades valores de 2015 referentes a 90 mil alunos. São contratos com aumentos acima do teto, que somam cerca de R$ 697 milhões.


Sisu: candidatos em lista de espera começam a ser convocados
 

As instituições de ensino superior iniciam hoje (4) a convocação de candidatos em lista de espera do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Na lista de espera, a convocação dos candidatos para a matrícula cabe às próprias instituições de ensino. Assim, é importante que os estudantes acompanhem as convocações na instituição em que tenham manifestado interesse.



Rua Guararapes, 2.028 - Vila Izabel - Curitiba/PR - 80320-210
Telefone: (41) 3078-6933 - Fax: 3078-6934 - E-mail: sinepe@sinepepr.org.br
SINEPE/PR © 2013. Todos os direitos reservados