Boletim Diário de Notícias Educacionais
Segunda-feira, 30 de maio de 2016

Os alunos como produtores de conteúdo

Experimente perguntar em sala de aula para os seus alunos quais os youtubers preferidos deles e se eles seguem seus canais. Se você não sabe o que é youtuber vale a explicação: são pessoas, das mais diversas idades, que produzem conteúdos diversos em vídeo e se comunicam pela internet, mais especificamente por meio do YouTube. Com o avanço da tecnologia, os alunos estão cada vez conectados às informações, mas também com maior domínio sobre as ferramentas de produção de conteúdo.

EVENTOS DO SINEPE/PR
Programação nas Regionais
30/5 Regional Sudoeste
(Pato Branco)
A Educação da Mente Interdisciplinar | Um Olhar
Diferente sobre a Indisciplina na Escola
6/6 Regional Central
(Guarapuava)
A Educação da Mente Interdisciplinar | Um Olhar
Diferente sobre a Indisciplina na Escola
7/6 Regional Campos Gerais (Ponta Grossa)
A Educação da Mente Interdisciplinar | Um Olhar
Diferente sobre a Indisciplina na Escola

Maio/Junho/2016
Curitiba
Dia 31/5
Google for Education
Dia 3
Simpósio da Educação Superior
Dia 4
Curso para Academias - Treinamento e Capacitação de Primeiros Socorros
REGIONAIS DO SINEPE/PR EM FOCO
Centro FAG sedia o I Simpósio de Pediatria de Cascavel
 

O Centro Universitário FAG recebeu, nos dias 20 e 21 de maio, o I Simpósio de Pediatria de Cascavel. Os dois dias de evento foram voltados para as diversas áreas da pediatria, e contaram com minipalestras de grandes profissionais da área.

EDUCAÇÃO
"Todos pela Educação" critica medida para limitar despesas no setor
 

A proposta de limitar despesas da União com Educação, anunciada no dia 24 de maio pelo ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, entre as medidas para reduzir os gastos públicos, foi criticada pelo movimento Todos pela Educação — que enxerga na medida um retrocesso que afetará duramente o Plano Nacional de Educação (PNE), que tem entre suas 20 metas matricular todas as crianças e jovens na escola até 2016.


Empresa garante identificar um bom professor com um questionário
 

Acontece em milhares de escolas a cada ano: vários professores se apontam para uma vaga de trabalho. Como é possível saber qual deles não só parece promissor, mas terá realmente um bom desempenho em sala de aula? Essa é a pergunta que a empresa TeacherMatch, do Estados Unidos, garante poder responder por meio de questionários.

AÇÕES SOCIAIS E AMBIENTAIS
Inscrições para concurso de economia criativa terminam nesta terça (31)
 

Termina na terça-feira (31) o prazo de inscrições para o concurso Curitiba Economia Criativa, promovido pela Prefeitura de Curitiba, por meio da Agência Curitiba de Desenvolvimento em parceria com o Centro Europeu.

ESCOLAS ASSOCIADAS
Sion lança hotsite comemorativo
 

No dia 23 de maio, durante a Semana da Arte, o colégio Sion lançou o hotsite comemorativo pelos seus 110 anos. Essa foi a primeira etapa de um grande projeto que pretende marcar o ano com lembranças e histórias.


Alunos do Colégio Bagozzi têm aula prática sobre fungos
 

No dia 16 de maio, as turmas do sétimo ano do Colégio Bagozzi participaram de uma aula prática sobre fungos. A aula contou com mais de 25 espécimes de fungos, entre cogumelos, bolores e leveduras, trazidos pelos alunos, professores e também do acervo do Laboratório de Ciências.

EDUCAÇÃO SUPERIOR
Prouni 2016: inscrições começam no dia 7 de junho
 

Comunicado da Fenep ressalta que as inscrições para o processo seletivo do Programa Universidade para Todos (Prouni) referente ao segundo semestre de 2016 começam no dia 7 de junho e vão até 10 de junho, exclusivamente pela internet. O cronograma da seleção do Prouni foi divulgado em edital da Secretaria de Educação Superior:


Abertas inscrições para seleção de bolsistas de doutorado-sanduíche e pós-doutorado
 

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulgou na última quarta-feira, 25, as chamadas públicas n.º 9/2016 n.º 10/2016, referentes aos processos seletivos do Programa Capes/IIASA para bolsas de doutorado sanduíche e pós-doutorado na Áustria, nas áreas de ciência e tecnologia, agricultura, meio-ambiente, ciências naturais e análise de energia e recursos de sistemas. O regulamento do programa consta na Portaria Capes n.º 73 de 20 de maio de 2016, divulgada no Diário Oficial da União.

Inscrições
As inscrições no IIASA para solicitação de carta de aceite devem ser feitas até 30 de junho. De 15 de agosto a 15 de setembro, os candidatos devem realizar a inscrição na página da Capes. O resultado será divulgado em novembro deste ano e o início das atividades no IIASA será a partir de janeiro de 2017.



Rua Guararapes, 2.028 - Vila Izabel - Curitiba/PR - 80320-210
Telefone: (41) 3078-6933 - Fax: 3078-6934 - E-mail: sinepe@sinepepr.org.br
SINEPE/PR © 2013. Todos os direitos reservados