Boletim Diário de Notícias Educacionais
Quinta-feira, 20 de outubro de 2016

Mendonça Filho diz que contratos
atrasados do Fies serão normalizados

Depois que o Congresso Nacional aprovou nesta terça-feira (18) a liberação de R$ 702,5 milhões para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), o ministro da Educação, Mendonça Filho, afirmou que, com o crédito extraordinário, serão normalizados cerca de 1,5 milhão de contratos com instituições de ensino cujos pagamentos estão atrasados.

ARTIGO
Ademar Batista Pereira
Professor, empresário e vice-presidente da Federação Nacional das Escolas Particulares (Fenep).

"A reforma do ensino médio e a sociedade"

Ademar Batista Pereira

Há muitos anos se discute a função do ensino médio brasileiro. Sabe-se que muitos adolescentes nada aprendem ou abandonam os estudos nessa fase da vida. Um dos motivos é que temos estudantes que chegam
ao ensino médio analfabetos funcionais, sem limites e sem noção das suas obrigações.

Leia mais

EVENTOS DO SINEPE/PR
Outubro/2016
Semana da Educação Infantil
20/10
Dança na Escola – o professor e seus desafios cotidianos
21/10
As experiências vividas nas escolas em San Miniato (Itália): A criança, o ambiente e o protagonismo
Acesse aqui a programação de eventos do Sinepe/PR (2.º semestre de 2016)
REGIONAIS DO SINEPE/PR EM FOCO
Palestra sobre empreendedorismo abre Semana Pedagógica Integrada na Guairacá
 

Nessa segunda-feira, 17, teve início a Semana Pedagógica Integrada dos cursos de Ciências Biológicas, Educação Física Bacharelado, Educação Física Licenciatura e Matemática da Faculdade Guairacá abordando como tema ‘Sociabilidades nas diversidades’. Simultaneamente, acontece também o III Encontro de Iniciação Científica e II Encontro Institucional PIBID.

EDUCAÇÃO
Mudança no ensino médio é urgente e inadiável, diz AGU ao STF
 

Em manifestação encaminhada ao STF (Supremo Tribunal Federal), a AGU (Advocacia-Geral da União) alegou que a mudança no ensino médio brasileiro é `urgente e inadiável` do ponto de vista educacional, o que justifica a edição de uma medida provisória para tratar do tema. Para a AGU, caso o Palácio do Planalto optasse por fazer a reforma por meio de um projeto de lei, as discussões parlamentares poderiam se alongar por `décadas`.

AÇÕES SOCIAIS E AMBIENTAIS
Quinteto de Cordas de Viena faz apresentação inédita em Curitiba
 

Curitiba vai abrir a turnê pela América do Sul do Quinteto de Cordas de Viena Wiener Kammersymphonie na sexta-feira, 21 de outubro, em apresentação única que contará com a participação do renomado pianista brasileiro Alvaro Siviero. O concerto vai aliar o nível máximo de alegria ao fazer música com a inovação e a tradição e promete emocionar o público que for ao Auditório Mário de Mari do Centro de Eventos da Federação das Indústrias do Paraná (Cietep – FIEP). A realização é do Colégio do Bosque Mananciais, que fica em Curitiba e possui uma proposta educativa inovadora, que alia a educação personalizada à excelência educativa e ao foco nas virtudes e nos valores humanos.

ESCOLAS ASSOCIADAS
Bom Jesus comemora 120 anos
 

Na noite da última quarta-feira (12), o Grupo Educacional Bom Jesus reuniu milhares de colaboradores, de Curitiba e região metropolitana, no Restaurante Madalosso, para festejar os 120 anos do Colégio Bom Jesus, completados em maio deste ano.

Na foto: O diretor do Grupo Educacional Bom Jesus, Jorge Apóstolos Siarcos, o ministro provincial da Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil, Frei Fidêncio Vanboemmel, e o presidente do Grupo, Frei João Mannes

Fonte: Bom Jesus

EDUCAÇÃO SUPERIOR
Estudantes ocupam prédios da UFV e da UFVJM
 

Estudantes universitários da Universidade Federal de Viçosa (UFV) ocuparam um prédio da instituição de ensino na madrugada desta terça-feira (18). No local, segundo a reitoria, funcionam setores administrativos. Em comunicado, a diretoria afirmou que as atividades estão suspensas. As aulas seguem sem interferência.



IMPORTANTE
As notas publicadas na coluna "ESCOLAS ASSOCIADAS", são de responsabilidade das mesmas. Quer enviar sua notícia para ser publicada neste espaço? Envie email para marilia@iemecomunicacao.com.br.
Mais informações: 41 3253-0553 ramal 18, com Marília.


Rua Guararapes, 2.028 - Vila Izabel - Curitiba/PR - 80320-210
Telefone: (41) 3078-6933 - Fax: 3078-6934 - E-mail: sinepe@sinepepr.org.br
SINEPE/PR © 2013. Todos os direitos reservados