Boletim Diário de Notícias Educacionais
Sexta-feira, 23 de setembro de 2016

Agradecimentos

Prezado(a) Participante:

O Sinepe/PR, tem enorme prazer em agradecer a sua presença no Simpósio de Matrículas, realizado no dia 20/9/2016, no auditório do Sinepe/PR.

Oportunamente, prestamos nossos agradecimentos aos palestrantes: Jacir J. Venturi (presidente do Sinepe/PR) e Juliano Siqueira de Oliveira (Assessor Jurídico/Cível do Sinepe/PR), que apresentaram temas de significativa relevância aos representantes das Instituições de Ensino presentes.

A todos os 95 gestores participantes, e em especial a você, que contribuiu para que o evento fosse um sucesso, nossos especiais agradecimentos.

Abaixo, arquivo do material da apresentação do Presidente do Sinepe/PR, Jacir J. Venturi. Assim que recebermos o material do Dr. Juliano Siqueira de Oliveira, enviaremos à todos.

Sinepe/PR

Material do Palestrante - Simpósio de Matrículas
Jacir J. Venturi
ARTIGO
Adriana Karam Koleski
Mestre em Educação pela De Paul University (Chicago), é superintendente educacional do Grupo Educacional Opet.

Reprogramando o futuro da educação

Adriana Karam Koleski

Há algum tempo, assisti a uma apresentação do TED (organização voltada a divulgar ideias por meio de palestras curtas e impactantes) sobre o ensino de programação de computadores para meninas como uma ferramenta de empoderamento. Na palestra, Reshma Saujani, que dirige a organização americana “Girls who Code” (“Meninas que Programam”), apresenta os resultados de seu projeto social em que meninas aprendem a assumir riscos e a lidar melhor com a busca de perfeição, enquanto passam pelas etapas de transformação de ideias em programas.

Leia mais

EVENTOS DO SINEPE/PR
Setembro/2016
Homenagem do Sinepe/PR ao Dia da Secretária
29/9
Qualidade de Atendimento

Jornada de Pais
3/10
Preocupações com a Tecnologia – riscos e alternativas
4/10
Comportamentos preocupantes na adolescência
5/10
O que vem a ser a indisciplina?
6/10
Como orientar seu filho sobre conflitos e bullying
7/10
Sinais de alerta durante o desenvolvimento e crescimento de seu filho
Acesse aqui a programação de eventos do Sinepe/PR (2.º semestre de 2016)
REGIONAIS DO SINEPE/PR EM FOCO
Ciclo de debates ‘História e cultura afro-brasileira e indígena’ é realizado na Guairacá
 

‘História e cultura afro-brasileira e indígena’ foi o tema abordado no ciclo de debates promovido pelo Colegiado de Pedagogia da Faculdade Guairacá nessa segunda e terça-feira, dias 19 e 20. Segundo a professora Lucineia Moreira de Souza, o evento teve como intuito refletir sobre o ensino da história e cultura afro-brasileira e indígena e a organização do trabalho pedagógico em torno da temática.

EDUCAÇÃO
Conselho Municipal de Educação de Curitiba normatiza a organização do calendário escolar para instituições do município de Curitiba
 

O Conselho Municipal de Educação de Curitiba, no uso de suas atribuições, orienta as instituições de ensino pertencentes ao Sistema Municipal de Educação na elaboração de seus calendários escolares, conforme Deliberação n.º 03/2015 - “Normas e Princípios para organização do calendário escolar das instituições de educação e ensino do Sistema Municipal de Ensino de Curitiba – SISMEN”.


Descubra quem pode e quem não pode fazer o Enem 2016
 

Todo ano, milhões de brasileiros participam do Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem. São adolescentes, adultos e até idosos fazendo a mesma prova.


90% dos estudantes brasileiros não estão satisfeitos com suas aulas, diz pesquisa
 

Apenas um em cada 10 alunos está satisfeito com as aulas e os materiais pedagógicos de suas escolas. É o que diz a pesquisa Nossa Escola em (Re)Construção, que ouviu 132 mil estudantes de 13 a 21 anos, de todos os estados brasileiros e do Distrito Federal. A iniciativa é do portal educacional Porvir, um programa do Instituto Inspirare, em parceria com a ONG Rede Conhecimento Social.

AÇÕES SOCIAIS E AMBIENTAIS
Seminário Marista gratuito em Curitiba discute Documentação Pedagógica
 

A Rede Marista de Solidariedade realiza, no dia 24 de setembro, o Seminário Marista para as Infâncias, em Curitiba. Com o tema “Documentação Pedagógica como investigação e reflexão de aprendizagens”, o objetivo é fortalecer a discussão sobre o assunto e contribuir para a formação dos docentes.

ESCOLAS ASSOCIADAS
ESIC convida empresas para a Feira de Negócios, Empregos e Estágios
 

No dia 6 de outubro, das 16h às 22h, acontece a terceira edição da Feira de Negócios, Empregos e Estágios da ESIC Business & Marketing School. O evento, realizado no campus da instituição, é direcionado para pessoas que buscam oportunidades de inserção e recolocação no mercado de trabalho, qualificação ou mesmo networking e oferece palestras e oficinais gratuitas para os participantes.

EDUCAÇÃO SUPERIOR
Congresso adia liberação de recursos para o Fies e faculdades temem “colapso”
 

Adiamento da votação do Projeto de Lei de crédito suplementar está impedindo a renovação dos contratos do Fies.

O Senado Federal adiou para o dia 4 de outubro a votação do projeto de lei que autoriza a liberação de R$ 702,5 milhões para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). A demora tem preocupado as instituições privadas de Ensino Superior, que, desde agosto, estão sem receber do governo federal os valores referentes às mensalidades dos mais de 2 milhões de estudantes que participam do programa.



Rua Guararapes, 2.028 - Vila Izabel - Curitiba/PR - 80320-210
Telefone: (41) 3078-6933 - Fax: 3078-6934 - E-mail: sinepe@sinepepr.org.br
SINEPE/PR © 2013. Todos os direitos reservados