Boletim Diário de Notícias Educacionais
Quarta-feira, 26 de abril de 2017

8% dos jovens dizem que entrar na faculdade é importante 'porque é o sonho dos pais', diz estudo

Um levantamento em quatro capitais brasileiras mostrou que 8% dos adolescentes acham importante entrar na faculdade "porque é o sonho dos pais". O dado é um dos resultados de pesquisa que avaliou o que esperam pais e alunos após a conclusão do ensino médio.

EVENTOS DO SINEPE/PR
Maio/2017
Semana da Inclusão nas Regionais do Sinepe/PR
Regional Cataratas
(Foz do Iguaçu)
Dia 2
O impacto dos transtornos do neurodesenvolvimento e de aprendizagem na sala de aula
Regional Oeste
(Cascavel)
Dia 3
O impacto dos transtornos do neurodesenvolvimento e de aprendizagem na sala de aula
Regional Sudoeste
(Pato Branco)
Dia 4
O impacto dos transtornos do neurodesenvolvimento e de aprendizagem na sala de aula
Regional Central
(Guarapuava)
Dia 5
O impacto dos transtornos do neurodesenvolvimento e de aprendizagem na sala de aula
Regional Campos Gerais
(Ponta Grossa)
Dia 6
O impacto dos transtornos do neurodesenvolvimento e de aprendizagem na sala de aula
REGIONAIS DO SINEPE/PR EM FOCO
Dia Mundial do Livro é celebrado com distribuição gratuita de livros em Guarapuava
 

Sempre participante em atividades de cunho social, na manhã dessa segunda-feira, 24, a Faculdade Guairacá distribuiu livros gratuitamente para os usuários que passaram pelo Terminal da Fonte. A ação é alusiva ao Dia Mundial do Livro, comemorado em 23 de abril.


Antropólogo José Ronaldo Fassheber fala sobre Origem Indígena em comemoração ao dia 19 de abril
 

Não se sabe tudo sobre as origens do homem na América, mas a História a partir do contato entre as sociedades indígenas e europeias pôde ser contada. Não que inexista uma história indígena anterior ao contato quinhentista. Uma extensa mitologia dos grupos indígenas, transmitidas interna e oralmente em cada povo indígena e agora registrada em nossos livros, demonstra a preocupação deles em tornar sua história algo imemorial e comunalmente partilhada.

EDUCAÇÃO
Candidatos surdos terão auxílio e receberão orientação na prova
 

Pela primeira vez, candidatos ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) surdos ou com alguma deficiência auditiva poderão contar com vídeos e tradutores especializados na língua brasileira de sinais (libras) para orientações durante a prova. É necessário que o participante informe a necessidade de atendimento especial ainda no ato da inscrição.

ESCOLAS ASSOCIADAS
Crianças e jovens exercitam a tolerância e o respeito em atividade que lembra vítimas do nazismo
 

Tolerância, acolhimento, respeito. Esses valores, fundamentais nos tempos de hoje, são trabalhados de forma prática no Colégio Sion. Um exemplo é a celebração do Yom HaShoá – dia para recordar as vítimas do regime nazista – que acontece anualmente e mobiliza toda a escola. Neste ano a celebração acontece na segunda, dia 24 de abril.

AÇÕES SOCIAIS E AMBIENTAIS
Comissão de Educação discute fim de isenção fiscal para escola filantrópica
 

O fim das isenções fiscais para escolas filantrópicas será discutido em audiência pública na Comissão de Educação nesta terça-feira (25). O debate foi proposto pelo deputado Onyx Lorenzoni (DEM-RS) para quem os benefícios sociais gerados pelas entidades filantrópicas são incontestáveis. “De acordo com o Fórum Nacional das Instituições Filantrópicas, que reúne cerca de nove mil instituições de todo o Brasil, para cada R$ 1 em renúncias fiscais, as entidades retornaram R$ 5,92 em serviços de extrema relevância social, dentre os quais a educação, sem dúvida, é a mais relevante”, contabiliza Lorenzoni.


"Programa Papageno: como ajudar alguém com risco de suicídio?"
 

Programa Papageno: como ajudar alguém com risco de suicídio?. O evento é dirigido para profissionais da área de educação que trabalham com jovens e será realizado no dia 13 de maio de 2017, sábado, das 8h às 13h, em Curitiba (PR).

Folder Clique aqui
EDUCAÇÃO SUPERIOR
Decreto inclui pessoas com deficiência em cotas de universidades federais
 

As universidades federais e os institutos federais de ensino técnico de nível médio deverão reservar parte das vagas destinadas às cotas de escolas públicas a estudantes com deficiência. A reserva deverá ser na mesma proporção da presença total de pessoas com deficiência na unidade federativa na qual está a instituição de ensino, segundo o último Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

EXPRESSAS
Instituições interessadas em contratar profissional para área de educação
 

Adriana Thomé. Currículo



IMPORTANTE
As notas publicadas na coluna "ESCOLAS ASSOCIADAS", são de responsabilidade das mesmas. Quer enviar sua notícia para ser publicada neste espaço? Envie email para marilia@iemecomunicacao.com.br.
Mais informações: 41 3253-0553 ramal 18, com Marília.


Rua Guararapes, 2.028 - Vila Izabel - Curitiba/PR - 80320-210
Telefone: (41) 3078-6933 - Fax: 3078-6934 - E-mail: sinepe@sinepepr.org.br
SINEPE/PR © 2013. Todos os direitos reservados