Boletim Diário de Notícias Educacionais
Quarta-feira, 22 de março de 2017

Metade dos professores não consegue cumprir conteúdo

Metade dos professores do ensino fundamental (51%) conseguiu desenvolver pelo menos 80% do conteúdo previsto para o ano. Na outra ponta, 11% concluíram menos de 60% daquilo que deveria ter sido ensinado aos alunos.

Os dados são do questionário da Prova Brasil 2015, aplicado a diretores, alunos e professores do 5.º e do 9.º ano do ensino fundamental de todo o País. As informações foram organizadas e divulgados hoje (20) na plataforma QEdu (www.qedu.org.br).

ARTIGO
 
Daniel Medeiros
É doutor em Educação Histórica pela UFPR e professor do Curso Positivo.

A responsabilidade dos adultos:
o melhor presente

Daniel Medeiros

Um historiador disse certa vez que nossa relação com o tempo se dá em torno de dois campos: a experiência e a expectativa. O primeiro constitui o que conhecemos como passado e como presente e o segundo, o futuro. E nossa percepção das experiências e nossa concepção de expectativa é singular.

Leia mais

REGIONAIS DO SINEPE/PR EM FOCO
Marcus Nati no Colégio Aliança
 

Entre tantas qualidades ele desenha, e adora ensinar às crianças. O mentor da página Brother Bíblia Arte - Marcus Nati - esteve em Guarapuava e falou aos alunos do fundamental 2 no Aliança. Com papel e lápis em mãos, as crianças tiveram oportunidade de desenhar junto com ele. Aprenderam a fazer personagens infantis e também viram a ilustração da Arca de Noé. Em duas palestras no período da manhã e uma à tarde, os alunos curtiram o talento desse brother, tiraram fotos e até pediram autógrafo!

Fonte: Colégio Aliança

EDUCAÇÃO
Além da sala de aula, a tecnologia pode revolucionar as instituições de ensino
 

O uso da tecnologia já mudou a cara da sala de aula há algum tempo. É cada vez maior o número de escolas e faculdades que tiram proveito da transformação digital para oferecer a seus alunos experiências inovadoras. Quadros negros substituídos por modernas lousas inteligentes, cadernos e lápis dando lugar a notebooks. Mas como essas instituições de ensino estão lidando com as soluções tecnológicas para a sua própria gestão?

ESCOLAS ASSOCIADAS
ISC promove curso sobre aprendizagem socioemocional
 

O International School of Curitiba (ISC) promove curso sobre aprendizagem socioemocional, em Curitiba. A série de encontros será ministrada pelo professor e especialista em habilidades sociais e emocionais, David Baptista. O objetivo é compartilhar dicas de como auxiliar os filhos a lidarem com os problemas durante o seu desenvolvimento.

AÇÕES SOCIAIS E AMBIENTAIS
Campanha da Fraternidade mobiliza Colégio Marista Paranaense
 

Nesta semana, o Colégio Marista Paranaense irá mobilizar todos os estudantes, da Educação Infantil ao Ensino Médio, em atividades para discutir o tema da Campanha da Fraternidade 2017: “Fraternidade: biomas brasileiros e defesa da vida

EDUCAÇÃO SUPERIOR
MEC abre inscrições para 13 mil vagas remanescentes do Fies
 

O Ministério da Educação vai oferecer 13 mil vagas remanescentes do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para o primeiro semestre de 2017. Estão abertas até a próxima sexta-feira, 24, as inscrições para os estudantes não graduados, inclusive os que não obtiveram sucesso pelo processo regular de seleção.



IMPORTANTE
As notas publicadas na coluna "ESCOLAS ASSOCIADAS", são de responsabilidade das mesmas. Quer enviar sua notícia para ser publicada neste espaço? Envie email para marilia@iemecomunicacao.com.br.
Mais informações: 41 3253-0553 ramal 18, com Marília.


Rua Guararapes, 2.028 - Vila Izabel - Curitiba/PR - 80320-210
Telefone: (41) 3078-6933 - Fax: 3078-6934 - E-mail: sinepe@sinepepr.org.br
SINEPE/PR © 2013. Todos os direitos reservados