Boletim Diário de Notícias Educacionais
Quarta-feira, 18 de outubro de 2017

Um em cada quatro jovens vai abandonar
o ensino médio até o final do ano

A cada ano, quase três milhões de jovens abandonam a escola no Brasil. É o que apontou o estudo Políticas Públicas para Redução do Abandono e Evasão Escolar de Jovens, elaborado pelo Ensino Superior em Negócios, Direito e Engenharia (Insper) e divulgado hoje (17).

Ao final deste ano, um em cada quatro jovens entre 15 e 17 anos de idade vão abandonar seus estudos, não vão se matricular para o ano seguinte ou serão reprovados. Isso corresponde a um universo de 2,8 milhões de pessoas (27%), entre os 10 milhões de jovens estimados no país nessa faixa etária e que deveriam, de acordo com a Constituição, estar frequentando a escola.

EVENTOS DO SINEPE/PR
Outubro/2017
Curitiba
11, 18 e 25/10
Curso O Direito do Trabalho nas Instituições Particulares de Ensino - Educação Básica e Superior
19 e 20/10
Encontro sobre Inclusão
25/10
Esclarecendo a Regulação do Ensino Superior
REGIONAIS DO SINEPE/PR EM FOCO
Enem: O que fazer na semana entre provas?
 

Até 2016 os alunos participavam do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em dois dias de um mesmo fim de semana, a partir deste ano as provas serão realizadas em dois domingos consecutivos. A reclamação anterior era o desgaste, no entanto agora o que está preocupando os estudantes é o que fazer na semana entre provas. Para o coordenador do Sepam Vestibulares de Ponta Grossa, Luiz Frederico Petla, há duas recomendações valiosas: revisar o conteúdo e descansar.

EDUCAÇÃO
Redação do Enem que desrespeitar direitos humanos pode receber nota zero
 

Entre as regras a serem seguidas pelos candidatos que vão fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) na elaboração da prova de redação está o respeito aos direitos humanos. Quem defender ideias avaliadas como contrárias aos direitos humanos poderá receber nota zero na redação.

AÇÕES SOCIAIS E AMBIENTAIS
Festival de Ópera do Paraná terá 22 espetáculos e sete cursos
 

O Centro Cultural Teatro Guaíra e a Guairacá Cultural, com apoio da Secretaria de Estado da Cultura, promovem de 20 a 29 deste mês a terceira edição do Festival de Ópera do Paraná, com récitas no Guairão, Guairinha, Miniauditório, Capela Santa Maria e Paço da Liberdade. Todas as apresentações serão gratuitas. Confira a programação completa no site do festival www.festivaldeopera.org.

ESCOLAS ASSOCIADAS
EaD da Faculdade Opet inaugura três novos polos
 

A Faculdade Opet conta com três novos polos de apoio presencial em Campo Largo, Pinhais e Paranaguá para a oferta de cursos de graduação e pós graduação na modalidade a distância da instituição. A parceria visa trazer mais comodidade aos alunos que moram na Região Metropolitana de Curitiba e Litoral do Paraná, que agora poderão utilizar a estrutura dos colégios Colégio San Marco, em Campo Largo, a Escola Peter Pann, em Pinhais e o Colégio Diocesano Leão XII, em Paranaguá, para aprimorar seus estudos.


Imersão no Enem no Vanguarda
 

O Vanguarda Curso realiza nos dias 21 e 22 de outubro um final de semana de imersão sobre o Enem, com 15 aulas, com professores especialistas, para reforço com alunos do ensino médio. Mais informações acesse o site. As escolas de ensino médio que tiverem interessem em formar parceria para o curso terão condições especiais.

Fonte: Vanguarda Curso

EDUCAÇÃO SUPERIOR
Investimento em pós-graduação pode trazer ganhos econômicos e pedagógicos a educadores
 

Nos últimos anos, as universidades brasileiras estão apostando em programas de pós-graduação voltados para docentes. Esses cursos conferem o título de mestre e de doutor ao licenciado, que, por sua vez, pode dar aula em qualquer instituição de ensino superior do país.



IMPORTANTE
As notas publicadas na coluna "ESCOLAS ASSOCIADAS", são de responsabilidade das mesmas. Quer enviar sua notícia para ser publicada neste espaço?
Envie email para marilia@iemecomunicacao.com.br | ari@iemecomunicacao.com.br.
Mais informações: 41 3253-0553 ramal 18, com Marília.


Rua Guararapes, 2.028 - Vila Izabel - Curitiba/PR - 80320-210
Telefone: (41) 3078-6933 - Fax: 3078-6934 - E-mail: sinepe@sinepepr.org.br
SINEPE/PR © 2013. Todos os direitos reservados