Boletim Diário de Notícias Educacionais

Segunda-feira, 9 de julho de 2018

Professor Jacir J. Venturi assume o cargo de Suplente no Conselho Estadual de Educação

Ex-presidente do Sinepe/PR, o professor Jacir J. Venturi assumiu nesta segunda-feira (09) a vaga de suplente da conselheira Fabiana Cristina de Campos no Conselho Estadual de Educação (CEE/PR).

A solenidade de posse foi presidida pelo Dr. Oscar Alves, presidente do CEE/PR, com a leitura do termo de posse feita pelo secretário geral do Conselho, professor Cleto de Assis. O evento também contou com a presença da ex-presidente do Sinepe/PR, professora Maria Luiza Xavier Cordeiro, conselheira titular do CEE/PR, representantes do segmento privado de ensino do Estado do Paraná.


Boletim Online retorna em 30/07

Entramos em recesso com o Boletim Online a partir desta terça-feira (10) até o próximo dia 27. Se tiver alguma notícia importante, nesse período, você receberá um Boletim Extra. Solicitamos que continuem mandando suas sugestões para o email andre@iemecomunicacao.com.br ou entre em contato com o jornalista André Nunes pelo telefone (41) 3253-0553.

EDUCAÇÃO
Documentário sobre conservação da natureza é disponibilizado gratuitamente na internet
 

Lançado esse ano em Curitiba e no Rio de Janeiro, o documentário “O Poema Imperfeito”, da diretora Zulmira Coimbra, foi disponibilizado na íntegra na internet. O filme, pensado como ferramenta didática de conscientização, é baseado no livro de mesmo nome, do professor do departamento de Ecologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e membro da Rede de Especialistas em Conservação Natureza, Fernando Fernandez, e aponta que a destruição da natureza não é um fenômeno recente - ao contrário, vem acontecendo há mais de 50 mil anos, ao longo da história humana.

ESCOLAS ASSOCIADAS
Colégio Marista Paranaense promove simulação de negociações políticas da ONU
 

Nos dias 6 e 7 de julho, o Colégio Marista Paranaense realiza a 3.ª Simulação Internationali Marista, em parceria com a Internationali Negotia, uma Instituição formada por alunos do Ensino Superior que há 17 anos realiza simulações no Brasil.  Os alunos tornam-se delegados do país, ou entidade que representam, e devem defender o ponto de vista dos mesmos nas questões de atualidades. Estudantes de Chapecó, do Colégio Marista São Francisco, e dos Colégios Marista Santa Maria e Anjo da Guarda, de Curitiba, também participam desta Simulação, como intercâmbio e treinamento.


1.ª Semana Acadêmica do Curso Técnico em Segurança do Trabalho do Cepnka
 

Entre os dias 18 e 22 de junho de 2018 aconteceu a 1.ª Semana Acadêmica do Curso Técnico em Segurança do Trabalho do CEPNKA. O evento ocorreu no auditório da sede, no Tanguá, onde também é a sede do curso, e contou com palestras e atividades práticas. Professores e alunos puderam prestigiar uma verdadeira troca de experiências e novidades na área de Segurança do Trabalho.

AÇÕES SOCIAIS E AMBIENTAIS
Museu Alfredo Andersen abre inscrições para oficinas de artes
 

Em 9 e 11 de julho serão abertas as inscrições para os cursos do segundo semestre do ateliê do Museu Alfredo Andersen. As inscrições para as oficinas de cerâmica acontecem no dia 9 e para as oficinas de pintura e desenho no dia 11, a partir das 14h, no próprio museu. As aulas começam em 6 de agosto. Os cursos são gratuitos e destinados a maiores de 18 anos.


Paulo Henriques Britto participa do projeto Um Escritor na Biblioteca
 

O poeta e tradutor carioca Paulo Henriques Britto é o terceiro convidado do projeto Um Escritor na Biblioteca deste ano. Com mediação do jornalista Christian Schwartz, o evento acontece na terça-feira 10 de julho, às 19h30, no auditório da Biblioteca. Durante o bate-papo, o convidado fala, entre outros assuntos, sobre a sua relação com livros e bibliotecas. Até novembro, outros cinco autores participam do projeto. A entrada é gratuita.

EDUCAÇÃO SUPERIOR
Inscrições para Mostra de Profissões da UP estão abertas
 

Um dia inteiro para conversar sobre carreira, vivenciar o dia a dia das profissões, conhecer um dos mais belos campi universitários do Brasil e tirar as últimas dúvidas antes de escolher o curso superior. É o que propõe a Universidade Positivo (UP) com a Mostra de Profissões.

Realizado desde 2001, o evento é esperado todos os anos por estudantes do Ensino Médio da capital e do interior do Paraná e Santa Catarina. Este ano, a Mostra de Profissões da UP acontece no dia 1° de agosto, das 8h às 21h30, no câmpus Ecoville.


10.º Concurso de Desenho e Redação da CGU já está com inscrições abertas
 

Estão abertas as inscrições para a 10.ª edição do Concurso de Desenho e Redação, promovido pelo Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União (CGU). Com o tema “Ser honesto é legal!”, a iniciativa visa despertar nos estudantes, de escolas públicas e privadas de todo o país, o interesse por assuntos relacionados ao controle social, à ética e à convivência cidadã, por meio do incentivo à reflexão e ao debate nos ambientes educacionais. A data limite para entrega dos trabalhos é 31 de agosto.

IMPORTANTE
As notas publicadas na coluna "ESCOLAS ASSOCIADAS", são de responsabilidade das mesmas. Quer enviar sua notícia para ser publicada neste espaço?
Envie email para marilia@iemecomunicacao.com.br | andre@iemecomunicacao.com.br.
Mais informações: 41 3253-0553 ramal 18, com Marília.


Rua Guararapes, 2.028 - Vila Izabel - Curitiba/PR - 80320-210
Telefone: (41) 3078-6933 - Fax: 3078-6934 - E-mail: sinepe@sinepepr.org.br
SINEPE/PR © 2013. Todos os direitos reservados