Boletim Diário de Notícias Educacionais
Quinta-feira, 24 de maio de 2018

ASSEMBLEIA GERAL
EDITAL DE CONVOCAÇÃO

Dando continuidade na Assembleia Geral que ficou aberta desde o dia 19/02, a Presidente do Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Estado do Paraná – Sinepe/PR, no uso das atribuições que lhe são conferidas pelo Estatuto em vigor, vem pela presente convocar as instituições de ensino para a Assembleia Geral que será realizada no dia 25/05/2018, às 13h em primeira convocação e às 13h30 em segunda convocação, no Plenário do Sinepe/PR, situado na Rua Guararapes, 2.028 – Vila Izabel – Curitiba/PR, com a seguinte ordem do dia:

01 – Negociações coletivas com os Sindicatos Laborais: Sindicato dos Auxiliares de Administração Escolar no Estado do Paraná – SAAEPAR, Sindicato dos Professores de Ensino Superior e Escolas Particulares da Região de Foz do Iguaçu – SINPROFOZ, Federação dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários do Estado do Paraná - FETROPAR, Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários do Estado do Paraná – SITRO, Sindicato dos Bibliotecários – SINDIB, Sindicato dos Profissionais de Educação Física do Estado do Paraná – SINPEFEPAR, Sindicato dos Professores das Instituições Privadas de Ensino Superior de Cascavel – SINPRO/Cascavel para as Convenções Coletivas de Trabalho 2018/2019 e SINPES – Sindicato dos Professores do Ensino Superior de Curitiba e da Região Metropolitana para a Convenção Coletiva de Trabalho 2017/2018;

02 – Outros assuntos.

Esta convocação é extensiva para a categoria declinada neste edital, sendo que a presença das escolas associadas é indispensável.

Esther Cristina Pereira
Presidente


Desafio para o novo ensino médio: só 68,4% dos
jovens de 15 a 17 anos estão na série adequada

A taxa de escolarização das pessoas de 15 a 17 anos ficou em 87,2% em 2017, mesmo nível de 2016, mas apenas 68,4% dessa população estavam na série de estudo adequada, ou seja, cursando o ensino médio.

Isso significa que cerca de 1,3 milhão de adolescentes dessa faixa etária estão fora da escola, enquanto outros 2 milhões estão atrasados, conforme dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), divulgados nesta sexta-feira, 18, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

EDUCAÇÃO
Educação é chave para combater fake news, diz especialista
 

Habilidades jornalísticas são as mais poderosas do século 21. Todos os alunos deveriam aprendê-las. "É assim que Esther Wojcicki, professora e educadora norte-americana com 50 anos de experiência na área, descreve a importância da checagem para combater as "fake news".

ESCOLAS ASSOCIADAS
Feira de profissões apresenta mercado de trabalho a estudantes. Evento é gratuito e aberto ao público
 

No próximo sábado, dia 26 de maio, o Colégio Marista Santa Maria realizara o XV Seminário Marista de Profissões. Gratuito e aberto para alunos de outras escolas públicas e privadas, o evento proporciona aos alunos a possibilidade de conhecer mais sobre o mercado de trabalho através de palestras, oficinas e bate-papos com profissionais de diferentes áreas.

AÇÕES SOCIAIS E AMBIENTAIS
Biblioteca e Gazeta do Povo realizam exposição sobre Copas do Mundo
 

“A vida se conta em Copas” reúne 80 fotografias dos últimos quatro mundiais em espaços da Biblioteca, que vai exibir jogos do torneio, com exceção das partidas do Brasil, e mantém clube de troca de figurinhas.

EDUCAÇÃO SUPERIOR
Polarização política pode enfraquecer as universidades, alertam reitores
 

Enquanto especialistas tentam provocar as candidaturas ao colocar o tema da educação como prioridade em seus planos de governo e campanhas eleitorais, o reitor da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), Marcelo Knobel, teme que, com o atual cenário político, as eleições possam ter um efeito inverso. A polarização política poderia, segundo ele, reforçar ideias que enfraquecem a universidade e a pesquisa. "Precisamos de mais investimento em ciência, tecnologia, permanência estudantil. Mas temos o risco de termos uma discussão eleitoral muito rasa", diz ele. "Sem universidade pública forte o país não tem futuro", completa.

IMPORTANTE
As notas publicadas na coluna "ESCOLAS ASSOCIADAS", são de responsabilidade das mesmas. Quer enviar sua notícia para ser publicada neste espaço?
Envie email para marilia@iemecomunicacao.com.br | andre@iemecomunicacao.com.br.
Mais informações: 41 3253-0553 ramal 18, com Marília.


Rua Guararapes, 2.028 - Vila Izabel - Curitiba/PR - 80320-210
Telefone: (41) 3078-6933 - Fax: 3078-6934 - E-mail: sinepe@sinepepr.org.br
SINEPE/PR © 2013. Todos os direitos reservados